Contratação Assertiva em Tempos de Layoffs

Assertividade na contratação forma líderes e gera resultados sustentáveis para a empresa. Não é novidade para ninguém que desde o início de 2023 uma onda de demissões, principalmente em empresas de tecnologia, tem assustado as pessoas, em especial os colaboradores.

O famoso “layoff” causou a demissão de 6,1 mil funcionários de empresas de tecnologia no Brasil, segundo levantamento do Layoffs Brasil. Quando falamos em unicórnios, foram desligados 4 mil colaboradores em 2022 e, entre janeiro e março desse ano, mais 2,6 mil demissões. 

No meio desse cenário, por mais caótico que pareça, ainda assim é possível formar lideranças importantes para a empresa e, em caso de contratações novas e mais enxutas, recrutar profissionais mais assertivos e que possam contribuir para o seu crescimento sustentável. Nesse contexto, a maturação de lideranças é fundamental e tem por objetivo potencializar o que cada pessoa tem de melhor a oferecer para a empresa.

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Preparação de Líderes e Contratações Estratégicas

A preparação do líder passa por alguns pontos importantes, como: comunicação, transparência, conhecimento do processo de demissão da empresa – o qual evita ruídos e gera cuidado -, além de suporte emocional para os colaboradores que ficam na empresa – levando em consideração que envolve pessoas e famílias.

Preparar um líder significa preparar um profissional para as situações adversas que uma empresa pode enfrentar, como é o caso das demissões em massa, sempre zelando pela boa comunicação interna e externa. 

Outro ponto a considerar são as contratações de forma estratégica e assertiva, pois são decisivas dentro de uma empresa. Hoje, há uma tendência de se buscar pelo melhor profissional do mercado, mas que nem sempre é a melhor opção ou se encaixa com o perfil e propósitos da empresa.

Em casos de funções que estão em construção, ou seja, sendo maturadas, trazer um profissional de fora e com larga experiência às vezes não funciona e, consequentemente, não gera o resultado esperado, que talvez um profissional menos experiente e com vontade de crescer traria para a empresa.

Pesquisa Infojobs

Contratação Assertiva e Crescimento Sustentável

A forma mais assertiva é ter o discernimento do que você precisa para essa vaga, avaliando a melhor pessoa para o atual momento e necessidade da empresa. Ter conhecimento da função para a qual está recrutando, bem como fazer um mapeamento também é fundamental e gera maiores chances de êxito na hora da contratação.

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A escolha também deve ser pautada pelos objetivos que a empresa pretende atingir com a contratação, ou seja, o profissional deve possuir aderência com os valores e culturas da empresa. Para posições estratégicas esse ponto é decisivo, pois a pessoa precisa se sentir parte da empresa para poder desenvolver com qualidade o seu trabalho.

Caso a pessoa não se sinta confortável, será difícil o relacionamento com os demais colaboradores e o trabalho tende a não ser executado da melhor forma e dentro das expectativas esperadas pela empresa. 

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Quando falamos em crescimento sustentável devemos fazer o movimento de dentro para fora, olhando para as pessoas e pensando nelas como parte da empresa.

Desenvolver boas políticas internas é fundamental. Ouvir e cuidar dos seus colaboradores também é essencial. Avaliar o cenário externo ajuda a manter a competitividade da empresa. Igualmente, ter conhecimento das pautas importantes para as pessoas é crucial.

Conclusão

Criar sua própria marca fortalece a identidade da empresa. Da mesma forma, ser referência para as pessoas inspira confiança. Por fim, ser um bom exemplo de construção coletiva valoriza as pessoas enquanto profissionais e colaboradores.

Além disso, valores como ética, respeito e empatia não podem faltar e são garantia de bons resultados para todas as áreas da empresa. 

Assertividade na contratação gera resultados sustentáveis

Por Marcello Amaro, CHRO na Portão 3 com 15 anos de experiência na área. Ele também é especialista em Remuneração e Benefícios, com ênfase em aquisição e retenção de talentos.

 

 

 



🎧 Insights do PodCast RHPraVocê:

Quando é o Momento Ideal para Mudar de Carreira?

No episódio 78 do PodCast RHPraVocê, exploramos uma pergunta fundamental: “Quando é o momento de mudar de carreira (e como fazer isso)?”. A decisão de dar esse passo, seja alterando de profissão, setor ou área, gera inúmeras dúvidas e reflexões.

Identificando os Sinais

Existe um momento certo para mudar de carreira? Como saber quando chegou a hora? Nossos convidados, Daniel Consani (CEO do Grupo TopRH) e Gabriela Ferigato (editora do RH Pra Você), discutem essas questões com Dani Verdugo (empresária, headhunter e CEO da THE Consulting) e Hugo Capobianco (especialista de carreira da Consultoria Global Lee Hecht Harrison).

Planejamento Estratégico

O processo de mudança de carreira requer planejamento cuidadoso. Assim sendo, descubra as melhores práticas e insights compartilhados nesse bate-papo imperdível.

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Capa: Depositphotos