CANAL

Colab

Espaço de conteúdo colaborativo: feito por quem deseja contribuir com o RH. O texto não reflete, necessariamente, a opinião do RH Pra Você.

Como encontrar oportunidades para colocar em prática suas habilidades no trabalho

Aprimorar habilidades é preciso! foco no desenvolvimento. O aprendizado não para quando saímos da sala de aula. Nos tempos atuais, mudanças e rupturas destacam, cada vez mais, a necessidade crítica de continuar a aprender ao longo de nossas vidas. O mesmo é verdade para o ambiente de trabalho, para que continuemos competitivos no mercado e tenhamos as habilidades corretas para sermos bem sucedidos.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2022, mais da metade da força de trabalho precisará se aprimorar ou se requalificar profissionalmente para conseguir realizar suas funções. Essa estimativa, no entanto, foi feita antes da pandemia do novo coronavírus. Nos primeiros dois meses da crise de Covid-19 o processo de transformação digital foi acelerado em dois anos, aumentando drasticamente a urgência para a qualificação de habilidades digitais.

Diferente da sala de aula

Aprender no trabalho, porém, é muito diferente de aprender na sala de aula. Há uma ênfase muito mais na prática — 75% das novas informações que adquirimos são esquecidas se não as usamos em até seis dias depois de aprendê-las. Funcionários que estão passando por esse processo de upskilling também precisam de oportunidades de trabalho que os ajudem a reforçar o que estão aprendendo. Isso não precisa ser uma função nova ou existente — se alguém não consegue aplicar uma habilidade no dia a dia de seu cargo, algo a ser considerado são tarefas extras, destacamentos ou voluntariado.

Mobilidade interna e desenvolvimento – Aprimorar habilidades é preciso!

É aí que a ideia de mobilidade interna se insere como uma forma eficaz de construir e manter habilidades. É a última etapa na construção de uma cultura de aprendizagem contínua, dando às pessoas uma motivação por trás de sua aprendizagem: crescer e moldar suas carreiras. Também é algo que ajuda a manter o trabalho envolvente e alinhado aos interesses e objetivos de carreira de um funcionário.

Oferecer oportunidades de trabalho junto com oportunidades de upskilling também ajuda empresas a construírem conhecimentos e habilidades transferíveis dentro de seu quadro de funcionários. Tarefas onde há a oportunidade de aprender entre as equipes de marketing e vendas, por exemplo, podem dar aos dois grupos um entendimento, e apreciação, de como as duas funções diferem, funcionam juntas e complementam o trabalho uma da outra.

Construindo habilidades transferíveis

Mais de 80% das empresas enfrentam lacunas de habilidades e estão priorizando as que são transferíveis em vez de conjuntos tradicionais. Essas habilidades permitem que profissionais mudem rapidamente de equipes ou trabalhem em novos produtos e serviços. Essa capacidade é crítica, dada a atual volatilidade econômica em que vivemos.

Alcançando todo o seu potencial

A mobilidade de carreira, juntamente com o upskilling, também pode ajudar as pessoas a atingirem seu potencial total no trabalho. Mais de 70% dos líderes em cargos sênior acreditam que tarefas que dão a oportunidade de aprender tiveram o maior impacto na liberação de seu potencial. Atribuições extensivas e rotativas foram identificadas como as mais valiosas experiências de desenvolvimento de habilidades de liderança, ficando à frente de treinamentos formais, avaliações de 360 graus e interação com gestores sênior.

A etapa final

Ao projetar qualquer programa de upskilling, é essencial ter em mente a etapa final: oferecer oportunidades de trabalho que reforcem o que foi aprendido. Quando feitas da maneira correta, as políticas de aprendizagem podem ajudar as pessoas a crescerem de maneira consistente em suas carreiras, além de construir as habilidades que elas precisam para se preparar para o futuro.

Aprimorar habilidades é preciso! foco no desenvolvimento
Por Débora Mioranzza, Vice-Presidente para a América Latina e Caribe da Degreed.


De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil pra você?
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

0 Comentários
Athomus Tecnologia da Informação