Muitas pessoas buscam entender os segredos da arte de liderar, afinal, engana-se quem pensa que todo gestor é um líder nato. Liderança é muito mais sobre atitudes perante sua equipe e das pessoas em sua volta, do que simplesmente assumir responsabilidades e delegar tarefas.
Liderar requer atenção e tato, e essas são características que nem todo gestor possui. É gerar inspiração e confiança, fazendo com que sua equipe se sinta segura ao executar o seu trabalho, pois os líderes são especialistas em tomar decisões e possuem grande confiança em si mesmos para isso. Como parte de um processo natural do trabalho, estão aplicados em “fazer acontecer” a todo o momento, se tornando uma figura de exemplo para sua equipe. Para isso, existem algumas características essenciais que todo bom líder precisa ter.
. Ser comunicativo: grandes líderes são excelentes comunicadores, por isso, é essencial que um líder seja sempre comunicativo, honesto e claro com as pessoas ao seu redor. Dessa forma, além de ser uma figura de confiança, por não esconder o jogo, incentiva a equipe a ir atrás de resultados para reverter qualquer situação negativa que apareça.
. Conhecer sua equipe: conhecer os talentos da equipe é necessário, mas saber utilizá-los significa ser um líder nato. Os melhores líderes conhecem a capacidade da equipe com que trabalha. Por isso, sabem exatamente como desenvolver e trabalhar as características de cada funcionário, otimizando suas atividades e desenvolvendo cada um em suas respectivas funções, pois observa o trabalho da equipe sabendo exatamente quais as melhores habilidades de cada.
. Aceitar e dar feedbacks: líderes de sucesso permitem que todos possam fazer cobranças ou dar algum feedback entre si, incluindo ele mesmo. Em um trabalho em equipe, o feedback é essencial entre os funcionários, para que sigam trabalhando em harmonia e com excelência. Isso inclui o líder, para que assim, possa ouvir como está guiando seus colaboradores, permitindo enxergar erros e acertos com maior facilidade.
. Reconhecer seus funcionários: um grande líder sabe reconhecer esforços, pois está sempre atento ao fluxo de trabalho. Dessa forma, sabe os pontos fortes de cada um e como estão lidando com o trabalho, podendo pensar em diversas formas de continuar inspirando ou recompensando pelo ótimo trabalho executado, motivando e estimulando a equipe.
. Criar um ambiente positivo: o líder inspirador sabe desenvolver uma cultura positiva de trabalho! Sendo assim, cria-se um ambiente agradável que converse com os valores da empresa e dos seus funcionários, o que, consequentemente, aumenta a produtividade e estreita relacionamentos entre eles e a empresa, fazendo com que se sintam, de fato, parte do local onde trabalham.
. Ser um bom professor: um bom líder está sempre ensinando o que sabe, além de estar muito bem-informado. Dessa forma, evita passar a imagem de centralizador e com “medo” de repassar seu conhecimento aos colaboradores.
Por isso, para ser um verdadeiro líder, é importante estar alinhado a esses pontos e também estar sempre atento às suas atitudes, dessa maneira, terá sempre um time de sucesso.
Por Clemilda Thomé, uma das mulheres de negócio mais influentes do país, integra o Conselho de Administração da DSS Holding e o Instituto Sou 1 Campeão, que oferece cursos voltados para performance física, prosperidade financeira e equilíbrio emocional.
Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?
Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:
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