Uma pergunta não tão simples de responder, pois ao fazer esse questionamento para algumas pessoas, tenho notado que, muitas vezes, ficam em dúvida e pensativas antes de dar a resposta. Entendo que existem diversas variáveis que interferem nessa decisão e neste texto vou falar sobre algumas delas.

Em seu livro "A linguagem corporal de líderes", Carol Kinsey Goman, especialista no tema, escreve:

Você sabia que as pessoas com as quais estabelece uma conversa terão avaliado subliminarmente sua credibilidade, confiança, simpatia e confiabilidade nos primeiros sete segundos?

Impacto da Primeira Impressão

Em diversas literaturas, esse pequeno espaço de tempo em que se constrói uma primeira imagem do outro, em geral, leva de sete a dez segundos, seja como for, é realmente muito rápida essa avaliação e, como diz Goman, é uma análise subliminar, ou seja, inconsciente, o outro cria uma imagem a nosso respeito de acordo com suas vivências, repertório, preferências.

Inteligencia artificial

 A primeira impressão é a que fica, principalmente, se você não tem uma segunda chance para mudar o efeito dessa primeira interação, que pode acontecer com um/uma: novo ou futuro cliente, headhunter, profissional de RH, parceiro de negócios, indicação de contato seja para qual for o propósito, são diversas situações, até mesmo em um match no app de relacionamentos =)

Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.” – Tom Peters.

É preciso estarmos atentos em todos os canais que temos nossa imagem pessoal e profissional divulgada (redes sociais, whatsapp, etc).

O que aparece quando você faz uma pesquisa com seu nome no Google?

A primeira impressão não necessariamente acontece em um encontro presencial, que você marca com um cliente e se prepara para essa reunião (ou não, ops!), ela acontece quando essa pessoa pesquisa sobre você na internet, vê sua foto no whatsapp, avalia seu perfil no Linkedin, por exemplo, e até mesmo em uma reunião online.

Considerando uma rede tão essencial, para profissionais e empreendedores, como o Linkedin, pergunto a você:

  • Sua foto é de boa qualidade, tem bom enquadramento?
  • Transmite credibilidade e simpatia que incentiva o interesse de contato? 
  • Como são suas postagens e comentários? 
  • Demonstra ser uma pessoa agradável ou mais agressiva?

Veja mais: Carreira e futuro: as prioridades das próximas gerações

A rede social é pessoal, entendo, clientes e amigos me falam "mas, Priscila o perfil é meu, falo o que desejar", é verdade, podemos nos apresentar e comportar da maneira que preferimos, no entanto, será que as pessoas que desejam iniciar um contato com a gente pensam da mesma forma? Aceitam determinadas atitudes?

A Importância da Imagem nas Redes Sociais

Já ouvi comentários sobre a desistência de compra de produtos ou serviços por não identificar credibilidade e profissionalismo em fotos de perfil do whatsapp ou Instagram, imagine em perfis com comentários ofensivos. Não é que não possamos nos posicionar nas redes sociais, mas é muito importante ter atenção à forma como se faz e até mesmo avaliar se vale a pena.

 A primeira impressão vai acontecer e, normalmente, permanecer - quando alguém pesquisar sobre você na internet e nas redes sociais, não se interessar, desistir do contato e você nem vai saber que isso aconteceu. Já tinha pensado nisso?

Veja só que interessante reflexão essa outra frase de Tom Peters:

Nós somos os CEOs da nossa própria empresa: EU - Ltda. Para estar no mercado, atualmente, a nossa tarefa mais importante é ser head de marketing de uma marca chamada ‘Você’.

Assim como as grandes marcas cuidam de sua reputação, posição no mercado, é essencial que tenhamos boas estratégias de marketing pessoal e profissional para nos posicionarmos assertivamente em nossa carreira, não perdermos possibilidades de novos negócios, parcerias, clientes, vaga de trabalho... e causarmos um ótima primeira impressão, mesmo que ela seja através de uma pesquisa online.

Aperfeiçoe Sua Marca Pessoal

Que tal aperfeiçoar estrategicamente sua marca pessoal – personal branding agora mesmo?

Assim você não vai perder oportunidades e vai causar uma excelente primeira impressão seja online ou presencial:

Algumas dicas essenciais

  • Utilize uma foto amigável e de boa qualidade no whatsapp e no Linkedin (considere também uma boa foto de capa);
  • Em uma reunião online, esteja em um ambiente iluminado, sem ruídos, mantenha a câmera aberta, prepare sua apresentação pessoal (roupas, acessórios, cabelos...), fique em um bom enquadramento, procure gesticular de forma elegante, sorria e transmita simpatia;
  • Em um encontro presencial, também tenha total atenção com relação a apresentação pessoal, considere para a escolha da vestimenta que sejam peças confortáveis e que você gosta, não deixe de usar acessórios e um perfume agradável (se usar peças que não gosta e que te incomodam, isso irá impactar na forma de agir com naturalidade – spoiler para o próximo artigo sobre informações que as roupas transmitem;
  • Seja pontual, tenha atenção total ao outro, ouça para entender e não apenas responder, mantenha o celular de lado – em caso de um encontro presencial, aliás, evite deixar o celular sob a mesa em um restaurante ou café, tenha uma linguagem corporal positiva, cordialidade e demonstre nesse encontro o profissional competente e a pessoa agradável que você é.

Gentileza gera gentileza e, de modo geral, você terá reciprocidade por parte da pessoa que estiver com você e irá causar uma ótima impressão em um primeiro encontro ou reforçar a primeira boa impressão caso tenha acontecido anteriormente.

Espero que tenha gostado do texto, ficarei muito feliz com seu feedback ou comentários. =)

Abraços,

Priscila

A primeira impressão é a que fica?

Por Priscila Avelar, CEO da Prisence Consultoria de RH - Imagem Pessoal e Profissional. Consultoria de imagem pessoal e profissional, para apoio a profissionais que desejam alcançar um novo patamar em sua carreira e estão cientes que, além do conhecimento técnico e da experiência, a marca pessoal (apresentação, comunicação e comportamento) faz total diferença para alcançar seus objetivos. 



Por que Candidatos Recusam Ofertas de Emprego?

No Episódio 115 do RH Pra Você Cast, exploramos um tema intrigante: por que alguns candidatos recusam ofertas de emprego?

Um mapeamento realizado pela empresa de recrutamento Intera revelou que 35,46% das ofertas feitas em dezembro de 2021 foram recusadas. Ademais vamos analisar os motivos por trás dessa tendência e discutir estratégias para tornar os processos seletivos mais ágeis e atraentes.

Os Motivos da Recusa
  • Contrapropostas Atraentes: Descobrimos que muitos profissionais optam por ficar em seus empregos atuais quando recebem contrapropostas interessantes. Assim sendo, como lidar com essa situação?
  • Outros Fatores Decisivos: Além das contrapropostas, quais outros motivos levam os candidatos a desistir de uma oferta? Portanto vamos explorar questões como cultura organizacional, benefícios e oportunidades de crescimento.
Estratégias para Processos Seletivos Ágeis e Atraentes
  • Agilidade e Transparência: Como tornar o processo de seleção mais eficiente? Similarmente a agilidade na comunicação e a transparência são essenciais.
  • Experiência do Candidato: O que os candidatos esperam durante o processo seletivo? Sobretudo como criar uma experiência positiva que os incentive a aceitar a oferta?

Nesse episódio, contamos com a expertise de Felipe Beranger, responsável pelo estudo e pela área de Sucesso do Talento da Intera, além das reflexões do CEO do Grupo TopRH, Daniel Consani, e da jornalista, Gabriela Ferigato. Não perca essa conversa relevante para recrutadores e profissionais de RH!

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Capa: Depositphotos