No Brasil, já há empresas passando para um modelo de trabalho no qual estar presente em um escritório todos os dias não é mais necessário. Uma mentalidade das empresas que foi acelerada pela pandemia de Covid-19 e que trouxe uma drástica migração do escritório para a casa, levando o mercado como um todo a se reconfigurar.
Em resumo: agora, ficou provado que para algumas profissões será possível trabalhar não somente de casa, mas de qualquer lugar.
Para quase todas as posições em nossa empresa, o imprescindível é a simultaneidade, e bastará estar conectado a uma boa rede de internet para que o trabalho seja viável. Assim, não importa de onde você esteja produzindo, de sua casa na capital, na residência de algum parente no interior, em algum café de shopping ou, até mesmo, diretamente da areia da praia.
Realizamos uma pesquisa com os nossos colaboradores e entendemos que o modelo de trabalho preferido pela maioria era o remoto, fato que determinou nossa decisão de implementar o anywhere office.
Porém, para muito além do cumprimento de demandas, o trabalho à distância também exige conexão entre colegas e lideranças. Quem não está presente no escritório não deve ter dificuldades de se conectar realmente com quem está.
Pensando nisso e na necessidade de mantermos um bom relacionamento entre os times, criamos um mapa de ritos de gestão para garantir que o engajamento não fosse perdido durante a expansão pela qual a empresa passou durante a pandemia. Entretanto, para nós não há como tomar decisões que impactam a vida das pessoas sem ouvi-las.
Nesse sentido, esquematizar a troca de feedback pode ser uma boa maneira de identificar os posicionamentos, sentimentos e opiniões de todos e ainda usar essas informações no melhor desenvolvimento do trabalho em equipe.
Segundo uma pesquisa de 2015 da Hubspot, aproximadamente 43% dos funcionários mais engajados recebem uma vez na semana os feedbacks de suas atividades. Além disso, 78% dos entrevistados disseram que, por serem ouvidos, se sentem mais motivados a desempenhar as tarefas.
Já em outra pesquisa, dessa vez divulgada pela Psychometrics em 2021, foram destacados os elementos mais relevantes para os colaboradores sobre o que as lideranças poderiam fazer para despertar mais engajamento nas empresas.
Dentre os entrevistados, 71% acreditam na importância de deixar claro as expectativas. Já 62% afirmam que escutar as opiniões dos colaboradores é muito importante. Por fim, 52% dizem que as lideranças devem dar reconhecimento aos trabalhadores.
Para que uma expectativa em relação a um trabalho ou projeto seja clara, é preciso que a comunicação entre os envolvidos da questão também seja. Da mesma forma, para que um colaborador se sinta valorizado é preciso escutar suas opiniões.
Num relacionamento à distância, inúmeros fatores devem ser levados em consideração para que uma boa comunicação se desenvolva.
Também é preciso pensar no ambiente em que você estará no caso de uma conferência online, atentar-se ao fato de que a pessoa a quem você irá comunicar precisa escutar e ser ouvida. Pode parecer um detalhe bobo, mas se você estiver numa praia lotada neste horário, é mais provável que o barulho ao seu redor atrapalhe a reunião. Ou seja: a concentração e os ruídos também afetam a transmissão de demandas e pedidos.
Outro ponto importante é ter acesso à rotina de trabalho dos colaboradores. Seja por meio de um sistema único da empresa ou documento online, estar ciente do fluxo de trabalho de sua equipe pode facilitar o momento de troca de feedbacks.
Por fim, seja dentro de um escritório, em home office ou até mesmo fora da Terra, é sabido que a boa comunicação rege o funcionamento de todas as áreas de nossas vidas, especialmente a profissional.
Independentemente de onde a pessoa esteja e dos desafios de trabalho em que se encontre, o crucial para se adaptar ao futuro que emerge sempre será garantir que as informações possam ser passadas e entendidas. Isso diz mais respeito a como somos do que onde estamos e também do impacto que podemos causar nos negócios.
Por Thiago Balieiro, diretor de RH do Sorte Online, grupo de serviços lotéricos.
Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?
Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:
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