O endomarketing é essencial para manter os colaboradores motivados e envolvidos com os propósitos da empresa. É fundamental também que as organizações compartilhem os valores do negócio à sua equipe, transformando-a em promotora da marca. Para o sucesso do seu negócio, o marketing interno, mais conhecido como endomarketing consiste em um conjunto de ações para desenvolver um bom ambiente de trabalho.

Investir em endomarketing reduz os índices de turnover nas empresas. Após a pandemia, tornou-se ainda mais evidente a relevância de enfatizar ações que humanizam os relacionamentos, não apenas no aspecto social, mas também profissional. Por essa razão, muitas empresas estão desenvolvendo cada vez mais estratégias para proporcionar um ambiente de trabalho acolhedor aos seus colaboradores.

O endomarketing está ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, ajudando a reduzir os problemas de turnover e a reter novos talentos. De acordo com uma pesquisa da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), 70% das empresas de diversos portes identificam o engajamento dos gestores na importância da comunicação como um dos principais desafios atuais. Além disso, 58% buscam melhorar a experiência do colaborador e 55% estão focadas em gerenciar o excesso de informações dentro das empresas. Em geral, a área de Comunicação Interna, junto aos líderes, têm a missão de proporcionar o melhor ambiente possível para os colaboradores.

Dois anos de pandemia

Fazer com que os funcionários se sintam felizes é uma maneira eficaz de engajá-los com a missão da empresa. Para alcançar isso, é crucial mostrar uma cultura organizacional bem definida, de modo que a missão, os valores e a visão sejam abraçados por todos os membros da organização.

Quando uma empresa possui colaboradores satisfeitos com seu trabalho, isso naturalmente a leva a alcançar patamares mais elevados, tornando sua marca mais reconhecida. Isso ocorre porque uma empresa com todos os sistemas internos bem alinhados transmite aos seus clientes confiança na qualidade dos serviços ou produtos oferecidos.

Em nossa empresa, priorizamos o bem-estar de nossos colaboradores e oferecemos ferramentas apoiadas pela tecnologia para garantir a entrega do melhor trabalho possível. Promovemos treinamentos, reuniões, feedbacks, eventos, bonificações, celebrações e premiações para criar um ambiente de trabalho saudável e impulsionar o crescimento do negócio.

Um exemplo disso é nosso reconhecimento com o prêmio GPTW (Great Place To Work) pelo segundo ano consecutivo, destacando nosso compromisso com o desenvolvimento dos funcionários através de iniciativas como programas de bem-estar, flexibilidade no trabalho e oportunidades de crescimento além do salário.


Baixe gratuitamente o eBook “Endomarketing a distância – Como trabalhar essa estratégia em tempos de crescimento e amadurecimento do trabalho remoto?“. Nesse eBook você encontrará os seguintes conteúdos: O que é o endomarketing?; Melhores práticas; Quais as estratégias. Quais áreas devem engajar?; Como fazer a gestão à distância e Cases de sucesso. Produzido pela SocialBase com apoio do RHPraVocê. Clique AQUI.


Com base nas práticas de endomarketing para fortalecer sua empresa, cito três ações recomendadas:

1 - Benefícios corporativos: segundo a Pesquisa de Benefícios realizada pela Onze em 2020 com profissionais brasileiros, 44% dos 2,5 mil entrevistados afirmam que os benefícios oferecidos pela empresa em que trabalham são um dos principais motivos para permanecerem no emprego atual. Esses benefícios podem incluir vantagens financeiras, oportunidades de crescimento profissional, e programas de bem-estar, entre outros;

2 - Ascensão na carreira: gerar perspectivas positivas para os colaboradores é de extrema importância, pois isso faz com que se sintam valorizados e motivados a apostar na empresa, enxergando nela uma oportunidade promissora;

3 - Implementar novos canais de comunicação interna: uma maneira eficaz de promover perspectivas positivas entre os colaboradores é através da implementação de uma rede social corporativa ou de um canal direto com a diretoria. Essas plataformas oferecem um espaço para os funcionários se conectarem, compartilhar ideias, receber feedback e se sentir mais próximos da liderança da empresa.

Todas essas ações não só melhoram a transparência e a comunicação, mas também demonstra que a empresa valoriza as opiniões e o bem-estar de seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo e motivador.

A importância do endomarketing para as empresas

Por Priscila Ribeiro, Gerente de expansão da rede Minds.

 

 

Ouça o episódio 181 do podcast RH Pra Você Cast, “A saúde dos trabalhadores está em risco?“. A abordagem das empresas em relação à saúde dos colaboradores traz otimismo. Desde a pandemia, o bem-estar e a qualidade de vida passaram a ser assunto obrigatório nas organizações para que elas se mantenham competitivas.

Contudo, será que a prática é tão positiva quanto o debate? Segundo uma pesquisa recém realizada pela Alice, ainda existem muitos gaps a serem corrigidos. Para falar mais sobre o estudo e também a respeito do cenário da saúde do trabalhador para 2024, batemos um papo com Sarita Vollnhofer, CHRO da Alice. Confira!

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos