A adaptação da Geração Z ao mercado de trabalho: desafios em foco. A entrada da Geração Z no mercado de trabalho trouxe consigo uma série de desafios para empresas e profissionais. Composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, essa parcela da população tem características únicas que demandam uma abordagem diferenciada por parte das organizações.
Uma delas é a sua busca por propósito e qualidade de vida, muitas vezes priorizando esses aspectos em detrimento da estabilidade financeira tradicionalmente valorizada por gerações anteriores. Um a cada três líderes prefere contratar Millennials (os nascidos entre 1982 e 1994) ou a Geração X (de 1965 até 1981) porque os zoomers são mais difíceis em integrar ao time do que as outras gerações, diz o levantamento do site de currículos Resume Builder.
A chegada de uma nova geração sempre causa impacto, pois envolve pessoas com uma visão de mundo diferente. Esses novatos têm uma maturidade diferente daqueles que já estão no mercado de trabalho, afinal, ainda precisam adquirir experiência e compreender o funcionamento de uma corporação, o que demanda tempo.
De acordo com o relatório “Tendências de Gestão de Pessoas”, do Ecossistema Great People & GPTW, 51,6% do mercado de trabalho afirma ter dificuldade para lidar com as diferentes gerações e suas expectativas no mundo corporativo.
Não podemos nos esquecer que Geração Z tem uma relação intrínseca com a tecnologia, o que pode, muitas vezes, resultar em conflitos com a cultura organizacional mais tradicional de algumas empresas. O fato de que esses novos colaboradores estão acostumados com a instantaneidade e a flexibilidade proporcionadas pela tecnologia contrasta com processos burocráticos e hierárquicos comuns em muitas organizações.
Outro desafio enfrentado por muitas lideranças é reconhecer a diversidade e a individualidade das pessoas que fazem parte dessa nova geração. Eles valorizam a inclusão e esperam ser tratados de forma única, o que pode exigir uma mudança na cultura corporativa para garantir um ambiente que seja mais acolhedor e colaborativo.
Apesar dos desafios, a Geração Z traz consigo uma série de vantagens para os negócios, como sua criatividade, capacidade de adaptação e familiaridade com o mundo digital. Para promover o melhor desenvolvimento das equipes, os gestores devem adotar uma abordagem mais técnica e inclusiva. As empresas que souberem aproveitar essas habilidades terão uma vantagem competitiva significativa no ambiente atual.
A relação entre a Geração Z e o mercado de trabalho é, sem dúvida, desafiadora. No entanto, todos os que conseguirem compreender e se adaptar às necessidades e expectativas dessa geração estarão melhor posicionados para enfrentar os desafios do futuro.
Por Marcello Amaro, CHRO na Portão 3 com 15 anos de experiência na área. Ele também é especialista em Remuneração e Benefícios, com ênfase em aquisição e retenção de talentos.
Ouça o episódio 155 do RH Pra Você Cast, “O impacto da Geração Z nas relações de trabalho“. Pela primeira vez, quatro gerações dividem o mesmo ambiente de trabalho no mundo corporativo. Uma delas, a Geração Z, tem trazido diversas transformações e reflexões ao mercado de trabalho. Mas será que as empresas, líderes e RH conseguem entender o que esses jovens buscam e almejam para suas carreiras? O que tudo isso exige de revisão por parte da gestão de pessoas e como se tornar um “parceiro estratégico” desses profissionais? Neste episódio, conversamos com a doutora especialista em Geração Z, Thaís Giuliani, também consultora, mentora, escritora e criadora da Geração Zimago. Acompanhe:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Foto: Depositphotos