5 princípios para trabalhar com Geração Z

Chegou o momento de falar sobre o fenômeno da utilização efetiva da Teoria das Gerações na esfera da organização pessoal. Os representantes da Geração Z começaram a entrar no mercado de trabalho. São pessoas nascidas entre 1997 e 2012 e está previsto que, dentro de um ano, o número delas seja de cerca de 30% dos empregados nos escritórios e empresas de todo o mundo.

Não é mais possível ignorar o efeito do novo estilo de pensamento nas estratégias de controle dos recursos humanos. A função dos especialistas em RH tem sido encontrar novas maneiras efetivas de trabalhar com os zoomers, para descobrir o potencial de cada um e utilizá-lo organicamente para os projetos da empresa.

1. Máxima digitalização dos processos de trabalho

A primeira caraterística da Geração Z é a formação das personalidades no espaço do mundo digital. A tendência para a tecnologia e a exploração de inovações é absolutamente natural para pessoas que nunca viram um universo sem gadgets e sem Internet. O espaço digital é o habitat natural dos zoomers, que estão sempre em contato online e são capazes de realizar competências sociais em rede. É lógico que uma das formas mais importantes de trabalhar a cooperação com a nova categoria de colaboradores é a utilização de software de recursos humanos, especializado em aplicações para telemóveis. Com acesso à plataforma digital multinível Buk, os administradores e os colaboradores poderão criar processos de trabalho mais efetivos e rápidos utilizando as melhores características do sistema:  

  • configuração de trabalho
  • controle de equipes
  • medição do desempenho
  • comunicação interna
  • partilha de documentos
  • registro de operações financeiras

Os trabalhadores se sentirão mais confortáveis e envolvidos, e os superiores terão uma forma de estabelecer as interações mais produtivas com as equipes.

2. Flexibilidade e inclusão na interação com os colaboradores

Para compreender os Zoomers e encontrar a melhor estratégia para os lidar com eles, é crucial não deixar de lado os aspectos da formação. São pessoas que nasceram e cresceram numa era de mudanças rápidas, inovação e progresso. Este elemento teve uma grande influência na criação de muitas competências fortes dos jovens trabalhadores. A adaptabilidade da mente destes profissionais é difícil de avaliar. É por isso que têm uma grande capacidade de se ajustarem rapidamente a quaisquer condições, introduzirem novas técnicas e alterarem regras definidas.

Um zoomer típico não compreende qualquer limitação rígida. A flexibilidade e a variedade são as condições a que estão habituados e que consideram absolutamente normais. Na prática da cooperação empresarial, isto reflete-se tanto na preferência por formatos de trabalho híbridos como na aceitação total da inclusão em todos os aspectos. O respeito pelas diferenças, o apoio à variabilidade de ideias e opiniões, a possibilidade de iniciativas atípicas, condições de trabalho flexíveis – tudo isto será uma vantagem para a organização aos olhos dos representantes progressistas dos “Z-especialistas”. 

5 modelos importantes para trabalhar com a nova geração de colaboradores

3. Novos formatos para motivar e premiar a equipe

Ao contrário das gerações anteriores, que reconheciam a importância da recompensa e talvez estivessem mais distantes da missão e das prioridades da companhia, os jovens têm uma diferença significativa. Hoje, as empresas têm de falar sobre valores mais profundos se quiserem atrair novos profissionais promissores. A responsabilidade social da empresa, a contribuição para o esforço comum de construir um futuro melhor, torna-se importante não só para a reputação externa e a promoção de produtos e serviços junto ao público, mas também para que a equipe se sinta parte de todo o mecanismo.

Os esquemas de motivação tradicionais e os modelos de gestão hierárquica já não funcionam com os Zoomers. O que importa para eles é a justiça, o respeito mútuo, o apoio, o conforto psicológico – ou seja, coisas mais complexas e profundas do que a data de entrega dos salários. Os planos de carreira oferecidos pela companhia ao empregado devem ser tão personalizados quanto possível, tendo em conta não apenas os planos da diretoria, mas também os próprios valores e vontades individuais. Reconhecer e realçar a contribuição de cada membro da equipe, o estímulo positivo ativo funcionará para as políticas de recompensa do RH muito melhor do que as técnicas antigas de multas e sanções. 

4. Apoiar as oportunidades de educação contínua

Sequer nos apercebemos como o conceito de desenvolvimento profissional contínuo, o chamado “longlife learning” entrou na nossa realidade. A razão, claro, são as recorrentes mudanças inovadoras que permeiam incessantemente todas as esferas do comércio. E se para os millennials, que acreditavam totalmente na imoralidade dos seus diplomas, este formato é bastante difícil e encontra muitos obstáculos. A Geração Z cresceu com uma compreensão plena da desestabilização total. Eles sabem com certeza que, para continuar a ser um profissional valorizado, é necessário continuar a desenvolver-se sempre, nunca perder por um minuto o ritmo do progresso e trabalhar, analisar e beneficiar sempre de novas informações. O apoio da corporação à formação adicional, os programas internos para melhorar o nível de competência na especialidade, a ajuda para cursos de línguas – tudo isso pode não só atrair empregados com iniciativa, mas também fazê-los permanecer na equipe. 

5 modelos importantes para trabalhar com a nova geração de colaboradores

5. Comunicação e comentários corretos

Se ainda não está intimamente informado sobre os Zoomers, pode parecer que o seu círculo social e as respectivas capacidades de comunicação estão menos desenvolvidas do que as dos Millennials mais extrovertidos. Mas isso não é de fato verdade. Os trabalhadores mais jovens estão habituados a estar em vários tipos de comunicação ao mesmo tempo. Não preferem ter longas conversas telefônicas, mas podem obter informações em tempo real nas mensagens de chat e nas redes sociais.

Por isso, a comunicação e o retorno de informação são fundamentais caso esteja tentando estabelecer fluxos de trabalho produtivos que envolvam os novos empregados. Portanto, os chefes de cada equipe devem estabelecer uma comunicação direta e aberta com todos os participantes, utilizando funções específicas com liberdade criativa.

Conclusões

Os jovens trabalhadores da nova geração estão ativamente e sem nenhuma hesitação a entrar e a transformar os espaços de trabalho de acordo com as suas necessidades. Trazem consigo um potencial criativo rico e extraordinário que os empregadores podem descobrir e utilizar da melhor forma possível. Seguindo as tendências de rápida digitalização, comunicação honesta e flexibilidade, nós, enquanto profissionais de recursos humanos, podemos adotar instrumentos eficazes para lidar com os zoomers a um nível mais profundo. Não é preciso ter medo de mudar os processos de trabalho, porque a vibração fresca trazida pelos jovens empregados renova os sistemas desactualizados e traz para dentro o estilo do mundo atual.