Saber-se comunicar é um dos pilares fundamentais no mundo profissional, especialmente nos negócios. Assim como ter uma postura adequada, a comunicação eficaz influencia diretamente na percepção de credibilidade de uma pessoa.
De acordo com um levantamento recente do Pumble sobre estatísticas de comunicação no local de trabalho para 2024, 86% dos funcionários e executivos culpam a falta de uma boa comunicação como a principal causa de falhas no local de trabalho.
Antes, em 2018, um estudo do Project Management Institute Brasil (PMI) já havia mostrado dados semelhantes: 76% das grandes empresas consideram a comunicação no ambiente de trabalho como o principal motivo para o fracasso de atividades propostas.
Ambas as pesquisas referenciadas também indicam que a comunicação eficaz no ambiente de trabalho não apenas previne mal-entendidos, mas também aumenta a produtividade e a motivação de gestores e colaboradores.
A credibilidade durante uma conversa é multifacetada
Existem alguns comportamentos-chave que permitem que colaboradores de todas as áreas e hierarquias possam melhorar significativamente suas habilidades de comunicação e, por consequência, suas carreiras.
Afinal, uma abordagem comunicativa eficaz não só beneficia a imagem individual, mas também contribui para o sucesso coletivo da organização.
Quando bem-trabalhados, permitem uma interação mais fluida e eficiente durante o networking e estabelecem solidez em relações profissionais, garantindo que elas sejam duradouras e produtivas.
Dessa forma, os profissionais conseguem se destacar como pessoas confiáveis e competentes capazes de construir uma reputação positiva, que pode, inclusive, abrir portas para novas oportunidades e crescimento na carreira.
Além do networking, as dicas a seguir podem ser aplicadas em outras situações, como apresentações formais, reuniões de equipe ou negociações com clientes. Confira:
1. Preparação e conhecimento do conteúdo
Antes de qualquer conversa, é fundamental preparar-se e estar por dentro do assunto a ser abordado, já que a segurança transmitida pelo domínio do conteúdo é percebida e valorizada pelos interlocutores. Inclusive, um estudo da consultoria Gallup revelou que apenas três em cada dez pessoas confiam plenamente em seus líderes, destacando a importância da preparação para construir credibilidade.
2. Assertividade e clareza na comunicação
Expressar-se de maneira confiante e direta garante que a mensagem seja passada e entendida sem ambiguidades, contudo, demonstrar assertividade e clareza não é sinônimo de agressividade. A assertividade é um indicador de confiança e competência.
3. Empatia e escuta ativa
Essas duas posturas permitem que você se coloque no lugar do outro e entenda suas perspectivas e necessidades, prestando atenção genuína ao que está sendo dito, sem interrupções ou julgamentos precipitados. A empatia e a escuta ativa demonstram respeito e interesse pelo interlocutor e pelo que ele está apresentando.
4. Expressão não-verbal
Manter uma postura aberta, contato visual e gestos apropriados pode transmitir confiança e engajamento. Segundo uma pesquisa do Pew Research Center, a comunicação não-verbal, como a linguagem corporal, é um componente crítico na percepção de credibilidade e confiança.
5. Fechamento com impacto
Ao fim da conversa, é importante reafirmar a mensagem a ser passada. Dessa forma, resumir os pontos-chave discutidos e destacar os próximos passos ou ações a serem tomadas, por exemplo, reforça sua credibilidade perante o interlocutor.
Por Mara Leme Martins, PhD. Vice Presidente do BNI Brasil – Business Network International.
Ouça o episódio 109 do Podcast RH Pra Você Cast: “Habilidade-chave e queridinha do mercado: como se comunicar bem?”
Introdução: A Importância da Comunicação no Mercado
A habilidade de comunicação está consistentemente no topo da lista das competências mais valorizadas pelo mercado. Embora possa parecer que alguns nascem com esse talento, Fabiana Teixeira, estrategista em comunicação, afirma que “falar bem não é um dom, é treino”.
Preparando-se para a Comunicação Eficiente
Como podemos nos preparar melhor para a comunicação? Quais são as dicas e armadilhas nas entrevistas de emprego? E quando estamos todos trabalhando remotamente, como lidar com os desafios? Do ponto de vista dos profissionais de RH, o que eles buscam? E, do outro lado, como os próprios profissionais de RH podem se tornar comunicadores cada vez melhores?
Conversa com Fabiana Teixeira
Neste episódio, conduzido pelo CEO do Grupo TopRH, Daniel Consani, e pela editora do RH Pra Você, Gabriela Ferigato, conversamos com Fabiana Teixeira sobre estratégias para aprimorar a comunicação no ambiente corporativo.
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