4 tendências a serem observadas no local de trabalho em 2022

Como será o mundo do trabalho em 2022? Infelizmente, não podemos esperar um mundo onde a COVID-19 ainda não continue a moldar o modo que vivemos. Mais cautelosas do que nunca, as empresas estão agora lidando com novos aspectos da pandemia, adaptando novamente as formas de trabalho.

Entretanto, também há mudanças positivas sendo implementadas pelas companhias.

Entre as novas tendências, podemos destacar a consolidação do modelo de trabalho híbrido, horários flexíveis e um foco no bem-estar dos funcionários. Há um novo entendimento entre os profissionais de RH sobre como destacar o melhor dos funcionários, inclusive em termos de produtividade, que está principalmente relacionado à saúde individual, mental e física, ao invés de apenas aos objetivos corporativos.

Esta nova lógica de gestão apresenta algumas tendências que estarão presentes este ano no mercado de trabalho.

1. Locais de trabalho remotos ou híbridos e horários de trabalho flexíveis

As novas ondas da pandemia atrasaram as expectativas de muitas empresas de voltarem ao escritório. Assim como um “novo normal” nos apresentou a possibilidade de mudar “de onde” trabalhávamos, em 2022 as empresas parecem estar abertas para tornarem-se mais flexíveis também sobre “quando” trabalhamos.

Em uma pesquisa recente que o Indeed realizou no Brasil com mais de 730 profissionais brasileiros, descobrimos que, para 60% dos entrevistados, a produtividade aumentou desde que começaram a trabalhar remotamente.

As empresas parecem estar entendendo que formalidades como horários de expediente e sentar-se em uma mesa de escritório não garantem o engajamento no trabalho realizado.

De fato, 20% dos entrevistados sugerem que mais empregadores deveriam oferecer empregos com opções de trabalho flexíveis incorporadas desde o início, bem como adotar medidas modernas como 4 dias de trabalho semanal, subsídio de férias ilimitado e licença sabática não remunerada.

2. Saúde mental e bem-estar entre as prioridades

Por outro lado, os novos modelos de trabalho também levantaram questões de saúde mental e bem-estar, nem sempre com muitos dados positivos. Nossa pesquisa também mostrou que 18% dos entrevistados sentiram que sua saúde mental se deteriorou durante o trabalho à distância, e 31% disseram não se sentir apoiados por seu empregador.

Este não é um tópico novo e, no último ano e meio, as empresas começaram a utilizar táticas diferentes para lidar com as preocupações de saúde dos funcionários. Dias dedicados a saúde mental, terapia gratuita ou subsidiada, e até mesmo tempo de descanso, podem ser destacados como algumas das principais ações práticas tomadas.

Em 2022, estas não serão mais percebidas como “vantagens” ao comparar uma oportunidade de trabalho com outra, mas sim requisitos para até mesmo considerar uma aplicação.

Vale lembrar que este ano a Organização Mundial da Saúde mudou a classificação da Síndrome de Burnout, que passa a ser oficialmente considerada uma doença de trabalho. Na prática, as empresas se tornam mais responsáveis pela saúde mental dos funcionários.

3. Empresas desenvolvendo maiores esforços para atrair e reter talentos

Para muitos, a pandemia ofereceu uma nova visão sobre as próprias prioridades e objetivos de vida, mudando-os, às vezes radicalmente, e tomando ações como desistir completamente de suas posições em busca de algo melhor.

Nesse cenário, os empregadores precisam ter em mente o que podem fazer para evitar perder seus melhores talentos. Algumas empresas já entraram em ação, aumentando seus salários e construindo seus pacotes de benefícios.

Outras têm experimentado ainda mais, oferecendo vantagens como opções de ações ou incentivos de bem-estar financeiro. Ainda assim, esses incentivos econômicos podem não ser suficientes, pois os trabalhadores sentem que o significado de “sucesso” mudou, e agora priorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, saúde mental e ter um emprego com significado ao invés de apenas um salário maior.

4. Soft skills para ganhar mais reconhecimento no local de trabalho

As chamadas soft skills são aquelas que vão além das habilidades técnicas e mensuráveis, e geralmente estão relacionadas à comunicação, traços de personalidade, inteligência emocional, colaboração e pensamento crítico.

Cada vez mais as empresas devem contar ainda mais com estas habilidades de negociação e interpessoais, empatia, liderança, organização e autogestão. Esses exemplos de soft skills não serão direcionados apenas aos profissionais de RH, mas em todos os setores, especialmente em um contexto de trabalho remoto, para melhorar e manter o ambiente de trabalho.

É claro que a pandemia trouxe mudanças abruptas muito rapidamente, mas quaisquer que sejam os desafios que este novo ano nos reserva, estamos otimistas e temos motivos para acreditar que é possível nos adaptar e sair ainda mais fortes com as lições que aprendemos.

2022: 4 tendências para o mundo corporativo

Por Felipe Calbucci, Diretor de Vendas do Indeed no Brasil.

 

 

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