10 tendências em desenvolvimento de talentos identificadas na ATD24. Entre os dias 19 e 22 de maio, mergulhei no maior congresso de desenvolvimento de pessoas do mundo, o Association for Talent Development 2024 (ATD24), realizado em New Orleans, EUA.
Foi uma verdadeira maratona de conhecimento com palestras de grandes nomes como Matthew McConaughey, Daniel Pink e Venus Williams. Volto ao Brasil com uma mala cheia de novidades e tendências que, em breve, vão sacudir o nosso mercado. Como compartilhar conhecimento é tudo de bom, aqui vão 10 tendências em desenvolvimento de talentos que descobri na ATD24:
1. Bem-estar dos colaboradores: esse tema não é novo, mas está mais quente do que nunca! No Brasil, cada vez mais empresas estão criando ambientes que promovem a qualidade de vida. Segundo o Panorama do Bem-Estar Corporativo, 83% dos colaboradores veem o bem-estar como algo tão importante quanto o salário e 85% ficariam no emprego se a empresa priorizasse isso. Ou seja, o bem-estar não é luxo, é prioridade!
2. Se divertir no trabalho: resultados são importantes, mas recuperar a alegria no trabalho também é!
Empresas devem focar em criar uma cultura positiva que inclua descontração, celebrações de conquistas, liberdade para experimentar e integrar hobbies pessoais no ambiente de trabalho. Dá para ser responsável e se divertir ao mesmo tempo!
Segundo a Harvard Business Review, a felicidade no trabalho traz mais produtividade para as empresas. Comprovadamente, pessoas com níveis mais altos de felicidade corporativa são 31% mais produtivas.
3. Mobile learning: também conhecido como M-Learning, o novo formato oferece flexibilidade e acessibilidade no acesso a treinamentos de equipes e colaboradores. Com menos telas e logins, é capaz de proporcionar maior interatividade e treinamento contínuo.
4. Agile learning design: a cultura do TikTok invadiu o desenvolvimento de talentos! Pílulas de aprendizagem curtas, dinâmicas e diretas estão em alta. Aposte em programas que seguem metodologias ágeis.
5. Mapas de aprendizado: ferramentas visuais que ajudam a estruturar e visualizar o progresso do aprendizado. Eles identificam lacunas de conhecimento e planejam estratégias eficazes para o desenvolvimento de habilidades de forma personalizada.
6. Preparação para o inesperado: comunicação dinâmica e desafios inesperados são a nova norma.
Treinar equipes para lidar com o inesperado de forma improvisada e inteligente é crucial. Improviso bem feito exige preparação!
7. Inteligência artificial (IA): quase um terço das palestras focaram em IA. O importante é encarar a inovação sem medo. Pergunte-se: qual parte do seu negócio pode ser vulnerável com o avanço da IA? E como transformar isso em inovação?
8. Avatares humanos: já imaginou um avatar meu desenvolvendo talentos pelo mundo? Em breve, treinamentos serão criados com base em IA, desde roteiro até cenários.
9. Diversidade, equidade e inclusão: diversidade no ambiente de trabalho é um tema quente no Brasil.
Um estudo do Instituto Identidades do Brasil (IDBR) mostra que aumentar a diversidade étnico-racial e de gênero nas empresas aumenta a produtividade. Diversidade é a chave para o sucesso!
10. Learning Experience Platforms (LXPs): LXPs estão substituindo as tradicionais LMS. Elas oferecem uma experiência de aprendizado mais amigável e personalizada, usando dados do comportamento do usuário para adaptar o conteúdo de forma eficaz.
Por fim, não podemos esquecer da importância da felicidade no ambiente de trabalho. Trabalhar em um lugar onde nos sentimos valorizados, motivados e felizes faz toda a diferença na nossa produtividade e bem-estar.
Lembre-se: a felicidade no trabalho não é um luxo, mas uma necessidade para que possamos dar o nosso melhor todos os dias.
Vamos rumo a um mundo melhor, com menos gente chata e mais bom humor! Cuidando da nossa mente, melhoramos tudo ao nosso redor.
Por Maryana com Y, humorologista, especialista em desenvolvimento de talentos com um toque de humor. Palestrante internacional, coautora dos best sellers “Soft Skills” e “Balanced Skills”, e guardiã do Sebrae Delas. Fundadora da Humor Lab, transforma pessoas e empresas com o poder do humor e da positividade.
Ouça o episódio 150 do RH Pra Você Cast, “Dar feedback ainda é um desafio para as empresas?“. “Preciso te dar um feedback”. Essa palavrinha, que já nos apropriamos há tempos do inglês, para muitos, ainda causa certo frio na barriga. Mas, em qualquer relação e, claro, incluindo o universo corporativo, o seu princípio é um só: o de evoluir. Segundo Bernardo Leite Moreira, Consultor e Especialista em feedback, é necessário que ele seja protagonista. O que mudou nos processos de feedback? Há um momento certo para ele? Acompanhe clicando no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa: Depositphotos