Populis

Folha de Pagamento

Obrigatório para todas as empresas de acordo com o Decreto 3049/1999, esse documento tem a importante função de transformar todas as informações trabalhistas em dados contábeis, o que possibilita o cálculo dos valores bruto e líquido de cada salário.

Muitas empresas costumam terceirizar a tarefa de criação da folha de pagamento. Apesar disso, muitos empreendedores – principalmente aqueles que possuem pequenos negócios – ainda optam por realizar sozinhos a tarefa de elaborar o holerite de seus funcionários. Independente de terceirizar ou não o serviço, é importante que todo administrador entenda o que é e conheça com riqueza de detalhes a folha de pagamento, até mesmo para encontrar possíveis falhas oriundas de serviços terceirizados.

Além disso, existem informações que, obrigatoriamente, devem constar no holerite de todo funcionário. Entre os dados obrigatórios da folha de pagamento estão o nome do colaborador, o cargo exercido, o valor de seu salário bruto, possíveis faltas, atrasos ou afastamentos, descontos de encargos sociais e data do pagamento dos vencimentos.

Apesar de tudo isso, muitos erros são comuns, como:

  • Erros na data do pagamento

O desrespeito aos prazos de pagamento pode gerar inúmeros incômodos à empresa, como o pagamento de multa sou mesmo gerar futuras reclamatórias trabalhistas em razão dos danos causados ao colaborador que teve seu salário atrasado.

  • Desconsideração das parcelas extras na folha de pagamento

Embora uma parte da remuneração mensal do trabalhador seja fixa, existem parcelas cujo pagamento deve ser feito de maneira extraordinária.

  • Esquecimento de impostos que incidem sobre a folha

É necessário ficar atento ao pagamento dos impostos de forma correta, como é o caso, por exemplo, do imposto de renda retido na fonte.

  • Enquadramento errôneo dos colaboradores

O enquadramento dos funcionários não se dá pela atividade que cada um exerce dentro da empresa, mas com base na atividade-fim desta. Em muitas oportunidades existem erros quanto ao enquadramento dos funcionários, o que pode decorrer até mesmo do errôneo enquadro sindical patronal da empresa.

  • Erros nos cálculos

A folha de pagamento pode conter erros que são advindos de problemas na digitação ou mesmo da consideração de uma faixa salarial errônea para o cálculo de descontos, por exemplo. Isso ocorre principalmente em situações em que os serviços de recursos humanos referentes ao pagamento dos colaboradores são feitos de forma manual.

Por esse motivo a POPULIS pode ajudar

O Sistema POPULIS soluciona as principais demandas da gestão da Folha de Pagamento.

Alerta para diferenças salariais: identifique potenciais erros e compare com meses anteriores.

Menor tempo de processamento: arquitetura voltada para processar grandes volumes de transação.

Automação de processos: workflows de aprovação descentralizado, que simplificam o controle de prazos.

Agendamento de cálculos: otimize as atividades da Administração de pessoal.

Contabilização: Flexibilidade para criar regras de diferentes tipos e condições.