Em meio ao caos causado pela Covid-19 no país e a necessidade de estabelecer o home office na maioria das empresas, a percepção é de que a saúde mental das pessoas vem piorando cada vez mais, e esse tema tornou-se o mais discutido recentemente.

As telinhas, mais do que nunca, têm sido alvo nesse período de pandemia, não é mesmo? O contato com a família passou a ser pela tela do celular, o contato com o colega de trabalho pela tela do computador, até para falar com pessoas que estão dentro da mesma casa, as telinhas têm ajudado muito nessa missão.

Mas junto com isso, a gente observa a “desumanização” das pessoas, se é que existe essa palavra. Mas ela explica bem o que queremos abordar. Somos seres altamente sociáveis, até as pessoas mais tímidas e introvertidas, têm buscado uma nova forma de aproveitar a vida durante a pandemia.

De acordo com o Instituto Ipsos em uma pesquisa realizada com 1000 brasileiros, 53% afirmam que sua saúde mental piorou no último ano por conta da pandemia. E segundo a Rede Brasil do Pacto Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 18% das empresas se dedicam ao tema da saúde mental.

Isso ocorre, principalmente, por conta do Home Office, visto que de um ambiente cheio de pessoas passou para o seu quarto, a mesa da copa, sofá da sua casa, enfim, independente do lugar, passou-se a ficar mais tempo sozinho num ambiente, uma mudança drástica e repentina com o avanço da pandemia.

E claro que não seria diferente, todo ser humano leva de três a quatro meses para se acostumar com uma determinada situação e esse período não é tão fácil assim, principalmente, para os que amavam aquela comemoração de aniversário no trabalho, aquele happy hour depois do expediente com a galera da “firma”.

Na contrapartida, num simples abrir da câmera entramos totalmente na vida pessoal dos nossos colegas de trabalho, não é mesmo? A mãe que chama, o filho que chora, o cachorro que late e o gato que passa na frente da câmera, o que nos permite imergir na intimidade do nosso colega de trabalho.

Mas como conciliar essas mudanças e não deixar o colaborador se sentir “esquecido”?

Há diversos sites, portais voltados ao RH que oferecem diversas ideias para reconhecer o colaborador mesmo à distância: uma cesta happy hour, um vale presente de aniversário, até um kit de comida fit entrou na jogada para ajudar o time a manter a forma, mesmo estando a 1 metro de distância das guloseimas.

Mas hoje, o que seriam dos humanos sem a tecnologia? Quando se entende que ela é uma aliada, um investimento e não somente um custo, abre-se um arsenal de possibilidades para todos os âmbitos da vida de uma pessoa, no profissional e também no pessoal. Claro que, não devemos dispensar os mimos, pois quem é que não gosta disso?

A relação entre os presentes da empresa e um bom ambiente de trabalho estão mais fortes do que nunca. Você já deve ter escutado alguém falar “o que adianta dar presente, se não tem gestão do trabalho? Se jogam tudo no meu colo e me dão metas inatingíveis?” e até mesmo chegam a mencionar sobre dinheiro, como exemplo: “Dão presente, mas não pagam”. Acho que todos vão concordar que já ouviram expressões como essa, não é?

A saúde mental do colaborador vai muito além do que lembranças físicas. O clima da empresa, organização e salário também são fatores importantes quando se trata desse assunto. Por isso, para acompanhar o desenvolvimento do seu time, engajá-lo e reconhece-lo com base em indicadores e dados seguros, traz segurança tanto para o colaborador, visto que será possível mostrar o embasamento e o fundamento de um reconhecimento, quanto para a organização.

É aí que a tecnologia entra em ação. Trabalhar com base em métricas muitas vezes exige o auxílio da tecnologia para tornar esse processo mais ágil e não perder o “time” do melhor momento para um reconhecimento, capacitação, promoção ou qualquer outro tipo de ação voltada ao colaborador.

Além disso, pode-se melhorar ainda mais essa estratégia quando se trata de uma solução com todas as modalidades do RH de forma integrada, que seja possível realizar uma ação no módulo de Metas e ao atingi-la, já ficar disponível na Folha de Pagamento do colaborador o reconhecimento, ou até mesmo, ao realizar Avaliações de Desempenho, você poder ter visibilidade do quadrante em que o colaborador se encontra através do NineBox, de forma automática. Sem contar em poder dar o feedback ao colaborador e já poder inserir junto um plano de ação ou Plano de Desenvolvimento Individual e poder acompanhar esse desenvolvimento, bem como realizar pesquisas de clima para entender e se antecipar a qualquer conflito.

Com base nisso, você pode fazer da tecnologia uma parceira para oferecer uma melhor experiência e superar as expectativas dos colaboradores e da sua empresa, através da junção entre lembranças, clima organizacional, salário e gestão em um só lugar e tornar a tecnologia uma fonte de conexão e não de esquecimento.

Sabe como você pode fazer tudo isso?

Com a gente! A SinergyRH é uma empresa com mais de 14 anos no mercado, que oferece soluções inovadoras para o RH das empresas, desde a contratação pelo celular, Pagadoria, retenção e desenvolvimento de talentos, até o fechamento desse ciclo, o desligamento. A nossa missão é oferecer uma jornada incrível para os colaboradores desde o primeiro até o último momento de forma totalmente integrada, digital, e mobile! É simples, é fácil, é descomplicado! É SinergyRH!

Conheça nossas soluções e foque no que realmente importa: as pessoas!