Na gestão de negócios, é fundamental contar com uma boa estruturação da empresa, e isso tem relação direta com o time de colaboradores. Para que a organização esteja sempre alinhada e possa alcançar os objetivos desejados, é muito importante que os membros da equipe possuam as chamadas soft skills.

As soft skills são habilidades individuais, que têm grande influência e relevância no ambiente profissional, e, neste artigo, falaremos sobre elas e por que devem ser estimuladas. Continue com a leitura e saiba mais!

O que são soft skills?

As soft skills são habilidades comportamentais que variam de pessoa a pessoa. Essas características podem ser de natureza social, mental ou emocional, e estão ligadas à individualidade de cada colaborador, de acordo com sua experiência, valores, cultura, etc.

As soft skills são um pouco mais complicadas em sua mensuração, pois não são adquiridas em cursos e treinamentos. No ambiente corporativo, a interação e os relacionamentos também têm muito valor, pois impactam a eficiência e a produtividade da equipe como um todo.

Diferenças entre soft skills e hard skills

Soft skills e hard skills são contrapontos. Enquanto as soft skills não podem ser incorporadas por meio de treinamentos e capacitação, as chamadas hard skills são justamente o oposto, pois são competências técnicas, advindas de qualificação profissional.

As hard skills, portanto, são objetivas e aplicadas na rotina profissional, como o domínio de uma ferramenta, o conhecimento de metodologias, o uso de tecnologias e por aí vai. Ou seja, tudo que é necessário para exercer suas funções na prática.

Soft skills no RH 4.0

As soft skills tratam de quesitos como inteligência emocional, foco no processo, qualidade, produtividade, engajamento, entre outros. Dessa forma, o RH da empresa deve prestar atenção a pontos que não são visíveis nos currículos.

gestão do capital humano é fundamental para o bom desenvolvimento do negócio. É necessário, então, observar se o profissional se encaixa nos valores, missão e cultura da empresa e se possui habilidades analíticas, de liderança ou relacionamento.

No caminho para o RH 4.0, pontos como esse são relevantes, pois direcionar alguém tímido para a área de vendas, por exemplo, é muito mais complicado do que o aprendizado em um novo programa, o que pode trazer até mesmo alguns prejuízos financeiros à organização.

Principais soft skills para levar ao seu negócio

É importante ter em mente que diferentes trabalhos exigem diferentes habilidades. Contudo, existem competências e características necessárias em qualquer tipo de trabalho, as quais que você deve buscar e estimular nos seus colaboradores. A seguir, falaremos sobre elas.

– Ética

A ética é uma soft skill desenvolvida ao longo da vida, inerente a cada um, e está sob constante aprendizado. Características éticas dizem respeito a pontualidade, compromisso, respeito aos colegas e responsabilidade, por exemplo.

A competitividade no ambiente profissional deve ser considerada algo saudável, estimulante e desafiador, com a ética estabelecendo os limites para o relacionamento harmonioso entre os colaboradores e entre os setores da organização.

– Empatia

A empatia deve estar presente em todos os momentos da vida, e no ambiente corporativo não é diferente. Colocar-se no lugar do próximo e tentar compreender suas motivações é fundamental no relacionamento com colegas e, especialmente, entre liderança e liderados.

Para um gerenciamento aberto, humano e transparente, é necessário que o gestor tenha uma visão mais ampla sobre as pessoas, como na gestão de conflitos, por exemplo. Ao lidar com clientes, a empatia é igualmente importante, ao compreender as dores do consumidor, e buscando soluções para elas.

– Comunicação

Comunicar-se de maneira eficiente consiste em transmitir de forma clara e objetiva uma ideia, garantindo que o interlocutor compreenda seu ponto de vista. Ao lidar com pessoas, investidores e com o público em geral, essa á uma soft skill essencial.

Seja para fazer apresentações, fechar uma venda, encabeçar um projeto, atender reclamações: é praticamente impossível apontar um segmento onde a comunicação não é exigida. E vale ressaltar que a comunicação passa também pela escrita e escuta ativa.

– Criatividade e senso crítico

profissional do futuro é reconhecido por identificar dores e solucionar problemas com agilidade, de preferência inovando, gerando valor ao negócio, economizando recursos e alcançando maior produtividade.

Seguindo essa lógica, é importante que os profissionais não vejam os problemas como algo simplesmente a ser superado, mas, sim, ser encarados como cases que podem contribuir significativamente para melhorar a criatividade.

– Adaptabilidade

capacidade de adaptação é uma soft skill necessária em qualquer tipo de negócio. Não desistir na primeira derrota, saber lidar com perdas e aceitar críticas, sem levá-las para o lado pessoal, é algo bastante particular.

Adaptar-se exige maturidade, força psicológica, equilíbrio durante crises e trabalho sob pressão. É muito importante, porém, que essa habilidade não extrapole o limite de cada indivíduo, sem comprometer sua saúde física e mental.

– Liderança

Liderar e mandar são duas coisas absolutamente distintas, e, por isso, a liderança é uma das soft skills mais valiosas no mercado, além de pegar um pouco de cada competência citada até então.

Uma boa liderança não é aquela que se coloca acima dos demais colaboradores, mas em uma parceria. É necessário se comunicar, ter empatia, escutar sugestões, lidar com crises, etc. Sempre buscando o melhor para a empresa e seus funcionários.

A tecnologia é aliada das soft skills

Ao longo deste conteúdo, explicamos o que são soft skills e suas diferenças em comparação com as hard skills. Falamos também sobre a responsabilidade do setor de RH nesse processo e quais são as habilidades que devem ser mais valorizadas nas organizações.

A TOTVS é 100% brasileira, e a maior empresa de tecnologia do país. Com sistemas que atendem a mais de 12 segmentos de mercado, negócios de pequeno, médio e grande porte podem contar com nossos softwares e sistemas.

Artigo escrito pela equipe da TOTVS