Investir no recrutamento online é uma prática nova para muitos candidatos e recrutadores. Mas, além de aplicar testes e entrevistar, é importante pensar na experiência do candidato nesse cenário.
Atrair os melhores talentos para compor o quadro de colaboradores e impulsionar os resultados é um dos objetivos da equipe de recursos humanos. Enquanto os perfis qualificados, buscam por empresas que agreguem valor profissional e ofereçam boas condições de trabalho.
Então, como fazer o candidato se encantar pela empresa através da tela do computador? Afinal, a experiência do candidato muitas vezes é crucial para o profissional aceitar a proposta de emprego, além de dizer muito sobre a marca empregadora.
O que é experiência do candidato?
O processo seletivo é o primeiro contato efetivo dos candidatos com a organização, por isso é importante tornar essa experiência agradável e apresentar a cultura e o clima organizacional da empresa.
Assim como a experiência do cliente é valorizada nos conceitos de marketing, o candidato é colocado como “clientes” dos recrutadores, sendo necessário atrair e encantá-los. E a partir disso, criar estratégias de engajamento para cada etapa do processo, a fim de realizar uma contratação alinhada aos valores e objetivos da empresa.
Planeje a melhor experiência do candidato no recrutamento digital
Digitalizar os processos não é apenas uma tendência, mas uma forma efetiva de economizar tempo e recursos para contratações assertivas. Entretanto é importante não se esquecer da experiência do candidato.
Soluções para tornar o processo seletivo online mais amigável e dinâmico:
- Recursos de vídeo: Essa é uma prática eficiente e moderna para apresentar a empresa de forma dinâmica e se aproximar do candidato.
- Comunicação personalizada: A comunicação deve apresentar o perfil da empresa e conversar diretamente com o candidato que deseja quer atrair.
- Gameficação: Esse recurso é um diferencial do recrutamento online, e pode ser aplicado para conhecer o perfil dos candidatos, com desafios interativos.
- Seja empático: Disponibilize uma orientação previa para que os candidatos se preparem para o recrutamento online, considerando dificuldades e imprevistos.
- Páginas de empresa: Monitore os canais da empresa e divulgue ações internas que evidenciem o clima organizacional, essas são informações importantes para atrair os candidatos.
Dicas para a experiência do candidato online:
- Defina o perfil de candidato: Entenda qual o perfil adequado para cada oportunidade, isso irá facilitar a capitação e triagem de currículos.
- Job description: Com uma comunicação atrativa, divulgue informações relevantes sobre a vaga, funções e requisitos para se candidatar.
- Facilite a candidatura: Proporcione processos de fácil compreensão e evite etapas extensas dificultam e reduzem o interesse dos profissionais.
- Cultura da sua empresa: Esse é um ponto importante para encantar o candidato. Faça uma imersão dinâmica a história da empresa, os propósitos e valores. Aproveite para apresentar processos, colaboradores e estrutura.
- Tempo de feedbacks: O feedback é essencial para manter o contato com o candidato. Para não criar um sentimento de distanciamento, é preciso se atentar ao prazo de retorno.
- Clima adequado: Construir um clima agradável impacta diretamente na boa experiência ao candidato. Assim, o profissional se sente confortável para expor melhor suas capacidades e personalidade.
- Facilite a admissão digital: Após encontrar o candidato certo, as instruções para a contratação devem ser claras e de fácil execução.
Com o recrutamento online, você pode solicitar o envio dos documentos digitalmente, assegurando a proteção dessas informações, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados -LGPD.
- Tecnologia para recrutamento: Para realizar um processo seletivo online, com qualidade e proporcionar a melhor experiência do candidatos é preciso investir em ferramentas adequadas. E assim, facilitar a rotina dos recrutadores, personalizando a comunicação e viabilizando a administração de todo o processo de recrutamento e seleção em uma única plataforma.
Com o PandaPé, software de recrutamento e seleção do InfoJobs, é possível centralizar as informações do processo seletivo, automatizar as etapas operacionais e controlar todos os KPIs do departamento.
Para proporcionar uma boa experiência do candidato é necessário que o setor de recursos humanos, tenha em mente que esse é um aspecto importante para que o profissional se sentia atraído e acolhido pela empresa.