Sem dúvidas, nós sabemos que o mundo está mudando e, com ele, o modo de trabalhar se transformou. O resultado vivenciamos nos últimos meses, principalmente com o isolamento, que também nos forçou a nos reinventarmos, tanto pessoal quanto profissionalmente.
Neste artigo vamos mostrar o que é necessário para se tornar um novo profissional de recursos humanos.
Como adaptar os recursos humanos à nova normalidade?
Para enfrentar os desafios que estão por vir, trazemos uma lista de seis dicas que você poderá aplicar no seu dia a dia:
– Diagnóstico e aceitação da nova realidade
É muito importante que você esteja ciente e analise os diferentes cenários dentro e fora da empresa. assim, consequentemente poderá tomar as melhores decisões para seus colaboradores, empresa e para si mesmo.
– Abertura de canais de comunicação
A comunicação é a chave do sucesso. Por isso, é necessário impulsionar a geração de espaços de comunicação mais diretos e assertivos, que busquem a unidade da empresa. Além disso, canais de comunicação também atendem às necessidades de outras áreas.
– Encontrar o talento certo
Sabemos que encontrar o talento certo que se adeque ao perfil da sua empresa pode ser um pouco difícil, ainda mais quando falamos de perfil digital. Portanto, para encontrar mais facilmente, é importante criar estratégias de atração de talentos digitais baseadas em transparência, tecnologia e comunicação clara com o candidato.
– Inclusão de perfis digitais
Trabalhar remotamente e colocar a tecnologia em nosso dia a dia, não ficará apenas neste período de quarentena, faz parte da nova rotina diária. A digitalização de perfis profissionais é essencial e nos ajudará a garantir um bom processo de transformação digital em cada uma das áreas da nossa organização.
– Recrutamento remoto
Devemos extrair o melhor aprendizado dessa quarentena, entre eles o recrutamento remoto, que economizará tempo, evitará custos e deslocamentos não necessários. Nesse caso, nosso aliado é a tecnologia, através de um ATS, software de recrutamento e seleção, você poderá atingir os melhores candidatos e ser mais eficiente no gerenciamento do processo seletivo.
Com o PandaPé é possível incorporar diferentes funcionalidades ao seu R&S, como vídeo entrevista, além da multipublicação de vagas, realização de teste personalizado, trabalho colaborativo, entre outros, além do mais importante, ter acesso ao maior banco de currículos do Brasil com o InfoJobs para localizar o candidato mais compatível no menor tempo possível.
– Fortalecendo a marca do empregador
É hora de definir sua estratégia de employer branding, começando por ouvir as opiniões de seus funcionários, vendo o que eles dizem sobre sua empresa. E garanta de qualquer forma, boas experiências, tanto para candidatos quanto para nossos colaboradores atuais.
Atitudes e habilidades do profissional de recursos humanos para 2021
Nossas habilidades devem aumentar e se adaptar ao momento de transformação acelerada que estamos vivendo.
O pilar fundamental nesse sentido é o desenvolvimento e o fortalecimento de habilidades e qualidades, algo que devemos buscar a partir de agora em benefício da empresa, da equipe e de nós mesmos, como profissionais.
Veja as habilidades que teremos que aprender ou aprimorar:
– Resiliência ou adaptação
É a capacidade de saber como aceitar mudanças e se mover com eficiência nelas. Se uma pessoa não é resiliente, é muito provável que a adaptação lhe custe mais trabalho.
– Mente Aberta
Destaca-se basicamente na tradução de ser receptivo. Ou seja, ouça, entenda, seja objetivo e pense criativamente.
– Compreensão ou Compaixão
Nesta nova dinâmica diária, devemos ser mais humanos. As realidades dos colaboradores são diferentes. Essa empatia será apreciada por nossos funcionários, nos permitirá ter uma maior capacidade de reação caso algo aconteça e também nos ajudará a fortalecer a marca empregadora.
– Perseverança
Você deve ser perseverante, pois inevitavelmente encontrará resistência à mudança durante sua jornada. Da mesma forma, que terá que ser forte para alcançar a “evangelização” em direção à mudança em toda a empresa. Não abaixe os braços, o exemplo é motivador.
– Reaprendizagem
Este é um dos principais pontos de atenção para o novo profissional. Reaprender a aprender, devemos repensar na maneira pela qual nos comportamos em nosso trabalho. Fazendo o que costumamos a fazer só de desta vez de forma diferente.
– Transformação
Como pode ver a prontidão para a transformação permitirá desfrutar do novo presente e do futuro a cada passo. Ou seja, a transversalidade refere-se à capacidade de ser multiplicador, mesmo em diferentes situações, sempre sob uma dose de positividade.
Saiba que essa mudança é positiva sobre nossa rotina e de nossos colaboradores, ou seja, ela ajuda a alcançar os objetivos da empresa.
Em conclusão, você é um agente de mudança. Sendo assim, busque manter sua melhor versão, com o objetivo de sempre reconstruir-se, reinventar-se e renovar-se são fundamentais nesses momentos que a vida coloca diante de nós.
Com inteligência emocional e aplicando essas dicas você será exemplo de profissional em seu departamento e também em toda a empresa.