Em meio a um cenário desafiador e diante de circunstâncias jamais imaginadas, vemos que a pandemia redefiniu hábitos e vem influenciando comportamentos. Organizações e pessoas estão passando por grandes mudanças de valores, pensamentos e têm pela frente o desafio de se reinventarem. Ao adotarmos novas maneiras de viver, se alimentar, trabalhar, estudar, se divertir e cuidar, conseguimos experienciar as possibilidades do novo normal.

Com o retorno gradual da economia acontecendo, muito tem se questionado como será a adequação das novas regras dentro das empresas, escritórios, parques fabris, instituições de ensino e estabelecimentos comerciais, como acontecerá o fornecimento dos mais diversos serviços, como retomar com segurança, levando conveniência e bem-estar, e, principalmente, como transformar os espaços.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, 57% das pessoas estão preocupadas com a segurança de retornar ao trabalho e 68% não se sentiriam confortáveis em retornar as suas atividades habituais nas próximas semanas.

Hoje, mais do que nunca, é necessário reinventar-se. E esse é um processo que demanda expertise, novos modelos de negócios e tecnologias. A crise expôs a necessidade de investir em serviços que inspirem segurança, tragam qualidade de vida e ajudem as pessoas durante a adaptação da nova realidade que o mundo inteiro foi compelido a enfrentar tão repentinamente.

À frente dessa situação, a Sodexo, líder em serviços de Qualidade de Vida, criou uma abordagem sistêmica e abrangente para auxiliar seus colaboradores, clientes e consumidores na preparação e implementação das mudanças do novo normal. A companhia tem o compromisso de trazer um impacto positivo em todos os lugares onde atua. Onde nosso objetivo é continuar construindo ambientes produtivos, seguros, inclusivos, saudáveis e sustentáveis.

Nós trabalhamos em sinergia com nossos clientes, atuando de forma estratégica em relação aos modelos de negócios e à entrega de nossos serviços. Queremos apoiar as pessoas e as organizações a se reinventarem com segurança e a manterem seus negócios.

O Rise With Sodexo é o novo posicionamento da empresa, que oferece serviços e soluções completas que vão desde o suporte na adaptação para a reabertura de sites, escritórios e operações, passando pela entrega de refeições funcionais e nutritivas,  soluções de limpeza preventiva e reativa, prestação de serviços que conferem menor contato físico, até novos modelos de negócio por meio de refeições via delivery, lojas autônomas e outros serviços digitais.

Com expertise e boas práticas globais, a Sodexo traz aprendizados adquiridos em outras regiões onde a companhia atua, como a China, por exemplo, durante a retomada de negócios pós-crise. O Rise with Sodexo consiste em fazer um plano customizado para cada cliente, identificando as melhores oportunidades, conduzindo avaliações de riscos, adaptações imprescindíveis e priorizando atividades críticas que irão preparar cada organização para a retomada.

E com as empresas já se preparando e implementando as mudanças em suas operações é fundamental também ter atenção ao cuidado com as pessoas, em todas as ações. É preciso manter sempre a segurança de nossos maiores bens, os colaboradores. Nossa abordagem começa com a compreensão das experiências e jornadas diárias das pessoas.

O Sodexo Delivery, por exemplo, é um novo modelo de negócio desenvolvido para estar ainda mais perto do consumidor, por meio da produção e entrega de alimentos via marketplaces, no formato de “Cloud Kitchens”. Ultrapassamos as barreiras de nossos restaurantes corporativos e agora podemos levar alimentação saborosa e nutritiva onde as pessoas desejarem.

O novo serviço está em linha com o que o mercado busca, que entre as muitas transformações, o massivo uso de tecnologias se destaca. O digital vem ganhando cada vez mais adeptos durante a pandemia, o que alavancou, por exemplo, os serviços de delivery, especialmente com o surgimento de aplicativos de entrega. Segundo dados da consultoria MindMiners, houve um aumento de 21,25% no uso de aplicativos de delivery nos últimos dois meses. Já um estudo feito pelo Corebiz, também mostra que a receita de compras de serviços alimentícios cresceu 77% em março, o primeiro mês de quarentena.

Outro exemplo que vemos são os serviços especializados para as instituições de ensino, que precisam se preparar para receber os alunos nesse novo contexto. Um dos grandes desafios é manter a segurança das crianças e dos jovens. Das soluções que o Rise with Sodexo entrega, há serviços críticos como a desinfecção de espaços, não só para escritórios e indústrias, mas também para ambientes de escolas e universidades, além de arquitetura diferenciada dos espaços de alimentação respeitando as medidas de distanciamento necessárias para a segurança dos alunos e todos os envolvidos.

Com a atuação de uma equipe experiente, formada por especialistas e consultores de mercado, a Sodexo mostra que está preparada para apoiar organizações e pessoas, onde elas precisarem. Além disso, nos mostra que é preciso compreender que a construção do novo mundo, que será vivido daqui para frente, depende da colaboração coletiva para adoção das novas normas, não só no trabalho, mas em todos os setores. Cada um fazendo sua parte, o tão esperado novo normal será uma realidade mais responsável e favorável para todos.

Juntos nos reinventamos e a Sodexo está aqui para apoiar. Juntos queremos ser Top of Mind de RH mais uma vez! Em 2019, a Sodexo conquistou a premiação pelo 13º ano consecutivo.

Vote agora! Vote na Sodexo na categoria Alimentação Coletiva!

Por Andreia Dutra, Presidente da Sodexo On-site Brasil