Competitividade é a palavra que sempre escutamos quando falamos de assuntos corporativos. Quando a empresa é competitiva ela consegue se manter em seu mercado de atuação, porém quando conquista destaque, se torna líder e consegue obter grandes lucros e reconhecimento.
Na área de recursos humanos, um RH competitivo é aquele que utiliza o pacote de benefícios como grande chave para a empresas terem relevância quando falamos em experiência do colaborador ou até mesmo na atração e retenção de talentos. Isso faz total diferença principalmente em épocas de crise, como a pandemia que estamos passando.
É preciso ter em mente que, muito além de aumentar a satisfação dos colaboradores, o investimento em uma gestão de benefícios eficaz é uma verdadeira ação estratégica por parte do RH.
Vantagens da oferta de benefícios
Oferecer benefícios, além do salário, é de suma importância porque mostra o quanto você prioriza o investimento em pessoas. Um sólido pacote de benefícios pode ajudar atrair e reter talentos, além de diferenciar os seus negócios dos concorrentes, o tornando mais competitivo. É papel do líder de RH assumir uma postura proativa com relação a estratégia dos benefícios corporativos, alinhando as melhores práticas de mercado com as reais necessidades dos funcionários, sem perder o foco na gestão dos custos e processos operacionais.
Foi o tempo em que um bom salário era a isca certa para atrair as pessoas. Agora a área de RH precisa conciliar milhares de ações e pensar principalmente em benefícios que podem motivar e reter talentos. E a grande vantagem para as empresas é ter o seu quadro de profissionais totalmente engajado com o negócio e alinhado com a cultura organizacional da empresa.
Benefícios flexíveis: uma abordagem personalizada
Com tantas transformações, devido a aceleração digital, a pandemia e a entrada de novas gerações no mercado de trabalho, o home office e os benefícios flexíveis acabaram se tornando itens importantes para os colaboradores. Sobre os benefícios flexíveis, a ideia principal baseia-se na liberdade do colaborador em escolher aqueles que melhor lhe atendem e que se adaptam ao perfil da empresa. Neste caso, a organização já possui um leque de opções à disposição do profissional.
Dessa forma, a corporação transforma um valor financeiro X, o qual é destinado para cada funcionário no seu pacote de benefícios em uma pontuação. Esta pontuação dá a liberdade para o profissional reservar e escolher os benefícios que melhor o atendem. Além disso, benefícios flexíveis são pautados na ideia de aperfeiçoar o engajamento dos funcionários, fazendo com que se sintam parte integrante de uma equipe que possua poder de decisão.
O modelo de benefícios flexíveis conta com diversas vantagens, como:
- Possibilitar maior liberdade de escolha aos colaboradores, visando a necessidade particular de cada um;
- Aumento na motivação e engajamento da equipe, gerando maior produtividade e desempenho;
- Propiciar maior impacto na atração e retenção de talentos, visto que administrar a geração Y e Z é uma realidade atual para o gestor de pessoas e, muitas vezes o maior desafio seja atrair e reter. Assim sendo, essa flexibilidade é um grande influenciador nesse momento;
- Ajuda a reduzir custos descartando benefícios com baixa procura.
Todos esses prós podem alavancar os indicadores de clima organizacional, privilegiando as organizações em rankings de melhores empresas para se trabalhar.
Embora os benefícios flexíveis contem com diversos aspectos positivos, é necessário ressaltar que uma das únicas desvantagens desta alternativa é o maior planejamento e maior organização do RH. Apesar disso, o retorno desse investimento é muito maior em curto e médio prazo.
Plano de saúde como importante fator de atração e retenção
De acordo com pesquisa realizada pela Propay, HR Trends – Benefícios Corporativos, a assistência médica ainda é o benefício mais oferecido pelo mercado. 93% dos respondentes afirmam que oferecem hoje o benefício plano de saúde para seus funcionários. 80% dos respondentes acreditam que a assistência médica é um benefício que auxilia na retenção e na atração de talentos.
A Assistência Médica é um diferencial relevante para o pacote estratégico de benefícios da área de RH que têm como objetivo a atração e retenção de talentos. Porém, atualmente o benefício mais valorizado para os profissionais brasileiros, também é o mais caro e difícil de sustentar.
Benefícios flexíveis deve ser a grande aposta das empresas, porém a gestão do plano de saúde (principalmente em meio a uma grande pandemia como a qual passamos e estamos passando) ainda deve ser visto como um grande trunfo de uma empresa.
É por isso que a realização correta da gestão de benefícios para empresas precisa ser realizada de maneira estratégica. Afinal de contas, não apenas o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, mas os colaboradores também estão. Uma gestão bem-feita pode elevar o potencial da sua empresa e promover uma série de vantagens, inclusive a redução de riscos e erros. Uma boa gestão de benefícios permite que os custos sejam direcionados para os benefícios certos, isso facilita a gestão o que reduz erros de dados e informações.