O trabalho temporário é uma modalidade em que a empresa firma um contrato com os trabalhadores para um vínculo empregatício que tem data para acabar. No Brasil, o varejo sempre se utilizou da contratação de temporários devido à sazonalidade do comércio, mas a indústria e outros segmentos também se valem dessa modalidade. Como se trata de uma solução que serve a todos os tipos de negócio, elencamos os principais motivos para sua utilização.
- Trabalho temporário alivia a sobrecarga da equipe: há determinadas épocas do ano em que a demanda de trabalho aumenta consideravelmente e também há os casos em que a demanda de produção e atendimento cresce inesperadamente, mas a empresa não tem certeza se o volume de trabalho continuará crescente.
- Permite suprir falta de mão de obra especializada: contratar uma equipe especializada para atuação apenas em um projeto específico é uma boa alternativa. Quando o projeto for finalizado, o vínculo empregatício chega ao fim e todas as partes envolvidas sairão satisfeitas com a experiência.
- Ajuda a encontrar talentos para contratos definitivos: muitas empresas desperdiçam recursos para qualificar trabalhadores que elas acreditam ter potencial para compor sua força de trabalho, mas nem sempre essa estratégia funciona. Fazer contratos de serviço temporário pode ajudar nisso. Assim, quando um determinado profissional superar as expectativas basta contratá-lo definitivamente.
- Reduz custos: o custo da contratação de trabalhadores temporários geralmente é menor que o custo da contratação de funcionários permanentes. No curto prazo, geralmente é mais econômico contratar um temporário.
- Oferece flexibilidade à empresa: outro benefício é a flexibilidade para manter os níveis de pessoal ideais, à medida que suas necessidades de negócios mudam.
Quando uma empresa abre uma vaga de trabalho ela tem duas necessidades: assertividade e agilidade, ou seja, recrutar o profissional mais adequado e no menor tempo possível. E esse é um desafio cuja complexidade varia de acordo com o segmento de atuação da empresa e outras variáveis, como momento econômico do país, nível de desemprego etc. Porém, independentemente da necessidade ou da complexidade, existe um fator soberano que vai determinar o (in)sucesso de uma contratação: conhecer a realidade do cliente.