De 2002 para cá, saber como identificar soft skills tornou-se essencial para o RH nos processos seletivos.. Para você ter uma ideia, falamos de habilidades requisitadas em 78% das vagas de emprego.

Para além do conhecimento técnico e dos cargos ocupados, as competências comportamentais, sociais e emocionais têm grande influência na forma de pensar e de agir de um profissional. Isso impacta sua adequação para determinado cargo, equipe ou cultura organizacional, refletindo no engajamento e até no turnover.

O que são soft skills?

Em contraponto às hard skills, que dizem respeito às habilidades técnicas, as soft skills são competências relacionadas ao comportamento de uma pessoa. Falamos de skills que estão muito mais atreladas à personalidade, às capacidades psicológicas e à experiência de vida.

Entre as principais soft skills para desenvolver em favor de sua própria carreira, os profissionais devem considerar:

  • comunicação eficaz;
  • habilidades interpessoais;
  • trabalho em equipe;
  • gestão de tempo;
  • inteligência emocional;
  • pensamento crítico;
  • flexibilidade e adaptabilidade;
  • resolução de problemas;
  • criatividade;
  • negociação;
  • liderança e outros.

Já o RH precisa não apenas aprender como identificar soft skills, mas entender como essas competências contribuem para cada cargo, necessidade e contexto.

Por exemplo, se a empresa vai contratar alguém para trabalhar em regime de home office e sua cultura preza por autonomia, certamente vai precisar de alguém que faça boa gestão de tempo, entre outras características.

E, assim como são feitos programas de desenvolvimento de profissionais focados em habilidades técnicas, outros podem ocorrer com foco nas habilidades comportamentais.

Tenha em mente que até treinamentos de sensibilização e empatia podem ser realizados, sobretudo se for de interesse da organização construir um ambiente diverso e inclusivo.

Qual a importância das soft skills na empresa?

Currículo não define comportamento. As soft skills são importantes porque dão mais informações acerca de como cada profissional vai se relacionar com a empresa, suas responsabilidades e seus colegas.

Quando alguém destaca a importância dos colaboradores para o sucesso de um negócio é em razão do seu poder de impacto, seja positivo ou negativo. Um profissional com altíssimas competências técnicas, mas falta de "tato" para a liderança pode afundar uma equipe.

Isso significa que seu RH precisa avaliar mais do que os cursos de formação profissional e a lista de cargos e funções das experiências anteriores. O mapeamento comportamental permite identificar o perfil predominante de cada pessoa e seu nível de afinidade com uma vaga ou cultura.

Algo que pode ser considerado durante o processo de recrutamento e seleção, e para orientar estratégias para o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de cada colaborador da empresa.

Conhecer, identificar e trabalhar as soft skills é necessário para que a organização faça contratações certas, oriente o crescimento de seus colaboradores e tenha equipes mais fortes, com habilidades complementares.

Soft skills e o futuro do trabalho

Também é importante mencionar que as dinâmicas de trabalho estão evoluindo.

Se voltarmos no tempo, os direitos dos profissionais sequer eram considerados em uma relação empregatícia. Essa realidade mudou tanto que as organizações reconhecem, já há alguns anos, que valorizar o capital humano é essencial.

Inspirados, sobretudo pelas gerações mais novas, profissionais de todas as idades avaliam sua candidatura a uma vaga e permanência em uma empresa com base em fatores como o clima organizacional, benefícios corporativos e equilíbrio com a vida pessoal.

Esse contexto também influencia a forma como a gestão de pessoas é feita, dando um foco maior ao bem-estar das pessoas. Algo que requer ao RH saber como identificar soft skills e incorporar na rotina seus conhecimentos sobre o comportamento dos colaboradores.

Para se aprofundar um pouco mais na relevância desse tema para o setor, sugerimos a leitura do artigo sobre os novos rumos do RH e do mercado de trabalho.

Como identificar soft skills no processo seletivo?

Os candidatos podem elencar suas competências comportamentais ou descrevê-las em seu currículo. Ainda assim, seu RH precisa ser capaz de verificá-las para além do papel e temos algumas dicas que podem ajudar a entender como identificar soft skills!

Descrição da vaga

Ao pensar nos requisitos para uma vaga, o ideal é pensar além das hard skills e definir quais as soft skills ideais para o cargo ou função. E por que deve ser assim?

Todo RH quer evitar candidaturas que não tenham relação alguma com a oportunidade em questão. Para isso, é necessário ter bastante clareza sobre o que se espera dos candidatos em termos de qualificação profissional, experiência e competências comportamentais.

Esse perfil precisa ser traduzido na descrição da vaga para que as pessoas que realmente se aproximam do ideal definido se identifiquem e se interessem pela vaga de emprego na organização.

É, sim, um pouco mais trabalhoso para o RH, mas evita contratações erradas! O recomendado, portanto, é elencar as habilidades técnicas necessárias e fazer o mesmo com os comportamentos básicos e desejáveis.

Algo que deve considerar o perfil da equipe com a qual o novo colaborador irá trabalhar e a cultura da empresa.

Análise do currículo

Depois da triagem inicial para eliminar candidaturas que não fazem sentido para a vaga em questão, use a análise de currículo para investigar as possíveis habilidades de cada candidato.

O passo mais simples é verificar se a pessoa tem algum curso relacionado ao aprimoramento de soft skills, como oratória ou estratégias de negociação. Uma informação que, geralmente, aparecerá no campo de Informações Adicionais ou Habilidades e Competências.

Para ir além, vale refletir sobre o que as experiências anteriores sugerem sobre o candidato. Se a pessoa ocupou cargos de gestão, é provável que tenha habilidades de liderança, por exemplo.

Mas atenção: ainda será preciso validar as informações por meio de recursos de mapeamento comportamental ao longo das etapas seguintes do processo seletivo, ok?

Testes comportamentais

Dando sequência às dicas de como identificar soft skills, outra ótima estratégia é realizar um teste de perfil comportamental ou outro que ajude a identificar qual a forma predominante de pensar e agir de cada pessoa.

Falamos de uma ferramenta que avalia as características, competências e tendências de comportamento dos candidatos. Um processo que envolve um questionário feito com perguntas objetivas que agrupa as respostas em perfis.

Seu resultado identifica traços de personalidade e comportamentos que vão dizer como um profissional se comporta diante de diferentes contextos. Um conhecimento que contribui muito para avaliar sua adequação para determinadas funções e culturas organizacionais.

Para um teste assim, diferentes metodologias podem ser aplicadas e o RH fica à cargo dessa definição. Um bom caminho é buscar uma ferramenta abrangente, de eficácia comprovada e que forneça uma visão aprofundada da personalidade e tendências de comportamento de cada candidato.

É o caso do Profiler, ferramenta de mapeamento comportamental desenvolvida pela Sólides com base na metodologia DISC e em sete outras teorias. Com 97% de precisão e validação pela USP e UFMG, a solução favorece uma análise bastante robusta do perfil de cada candidato e de sua adequação para a vaga.

Entrevistas

Durante a entrevista, é importante fazer perguntas estratégicas e observar como a pessoa se comporta.

As perguntas podem se basear em situações específicas que façam parte das experiências reais do candidato ou em situações hipotéticas, pensadas a partir do que o RH entende como relevante para o cargo a ser preenchido.

Em todo caso, a ideia é que o candidato responda como se comportou ou se comportaria diante de cada situação, permitindo que a equipe de recrutamento identifique padrões de pensamento e comportamento.

Ainda, para além do nervosismo que é comum durante o processo seletivo, vale observar características que indiquem sobre as soft skills e o perfil de cada profissional. Por exemplo, o nível de clareza na comunicação, o raciocínio e capacidade de resolver problemas.

Dinâmicas em grupo

Por fim, se a ideia é buscar recursos de como identificar soft skills, é importante considerar o poder das dinâmicas em grupo, uma vez que são uma excelente oportunidade para avaliar como cada candidato interage com colegas e com o ambiente.

Lembre-se de que as habilidades interpessoais dizem muito sobre as competências comportamentais. Trabalho em equipe, inteligência emocional, negociação e liderança são exemplos de competências que podem ser analisadas a partir desse tipo de dinâmica.

Como identificar as habilidades comportamentais ajudam a diminuir o turnover?

Para saber como identificar soft skills que ajudam a reduzir o turnover é preciso pensar em quais competências comportamentais são essenciais para a boa convivência e para que uma pessoa exerça bem sua função e se "encaixe" na organização.

Como você deve saber, o turnover indica a capacidade da empresa em reter talentos ― o que tem relação com aspectos da gestão de pessoas que vão do processo seletivo à ações que favoreçam o clima organizacional no dia a dia.

Veja, a seguir, perguntas que você pode responder para evitar o aumento turnover por falha no processo seletivo:

  • Quais competências um profissional deve ter para ocupar determinado cargo?
  • Quais habilidades interpessoais são fundamentais para que se relacione bem com sua equipe?
  • Qual perfil ideal para dar match com a cultura organizacional?

Ter clareza sobre esses pontos vai te ajudar a otimizar o processo seletivo e evitar que uma demissão aconteça simplesmente porque a pessoa não tem as soft skills adequadas. Algo que vai, também, evitar os prejuízos de uma contratação errada.

Além disso, tenha em mente que as habilidades comportamentais impactam o dia a dia e a relação das pessoas com o trabalho.

Sendo assim, considere quais habilidades os profissionais da empresa precisam ter ou aprimorar para manter relações mais saudáveis, que favoreçam a satisfação com o trabalho e o engajamento dos colaboradores.

O que vale para todo o quadro de funcionários, inclusive para as lideranças. A saber, 16,2% do turnover decorre de problemas com a gestão direta. Então, até os mais experientes e qualificados podem precisar de um refresh para desenvolver suas habilidades interpessoais.

Vamos a um exemplo que pode te ajudar a pensar a relação entre soft skills e turnover de forma abrangente!

  • Ponto 1: ao realizar pesquisas de clima e satisfação, o RH identificou que a maioria das pessoas da empresa gostaria de ter mais flexibilidade em relação à sua rotina de trabalho.
  • Ponto 2: ao levar a questão para a alta-gestão, entendeu que a organização está aberta a testar modelos mais flexíveis de jornada, bem como a adoção do trabalho híbrido ou home office.
  • Ponto 3: apesar disso, o RH avaliou que as lideranças não estão preparadas para dar esse nível de autonomia para suas equipes, enquanto boa parte dos profissionais também não está pronta para fazer uma boa autogestão.

Percebe como há soft skills a serem desenvolvidas? A flexibilidade no trabalho é uma questão que vai além do uso de ferramentas adequadas para a comunicação assíncrona e a gestão de projetos à distância. As pessoas precisam estar preparadas.

Caso o RH não invista em treinamentos ou programas de desenvolvimento para atender à demanda por uma rotina mais flexível, pode acabar testemunhando a perda de talentos.

Assim, pensando no desenvolvimento dos colaboradores e no impacto a favor da organização, o RH precisa fazer uma análise constante das habilidades que precisam ser aprimoradas a favor da retenção de colaboradores e da marca empregadora.

Otimize seu processo seletivo com soft skills e análise de perfil comportamental!

Como mostrado, as soft skills ganharam relevância crescente nos processos seletivos porque as empresas entenderam que as competências comportamentais também devem ser consideradas a favor de uma contratação bem-sucedida.

Porém, o RH precisa contar com recursos que o ajudem a ir além da leitura básica da lista de habilidades listadas no currículo de cada candidato. Neste artigo, compartilhamos dicas práticas de como identificar soft skills desde a descrição de vagas até as etapas finais do processo.

Além disso, indicamos a importância de fazer uma análise mais aprofundada das tendências de pensamento e forma de agir dos profissionais ― algo essencial para avaliar seu nível de compatibilidade com o cargo, equipe e cultura organizacional.

Perfil Comportamental Sólides