Última das atrações do primeiro dia do Palco RH, uma das vertentes de conteúdo do Universo TOTVS, megaevento realizado nos dias 17 e 18 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, Marcela Zitune, Superintendente do Instituto de Oportunidade Social (IOS), apresentou ao público visões e perspectivas da Geração Z sobre o mundo do trabalho, com uma palestra envolvente e com o propósito de quebrar rótulos atribuídos pelo mercado aos novos profissionais.
A apresentação teve como base o trabalho realizado pelo IOS, fundado em 1998 pela TOTVS, e consolidado como um exemplo de como empresas podem exercer seu papel social de forma concreta, consistente e de alto impacto. O Instituto é focado no trabalho com jovens e pessoas com deficiência.
Com uma metodologia educacional própria e totalmente gratuita, o IOS oferece cursos técnicos voltados para áreas como administração, atendimento ao cliente e tecnologia da informação, incluindo a formação em softwares de gestão empresarial (ERP), especialmente os da TOTVS. A conexão com o mundo real do trabalho é direta: os conteúdos são constantemente atualizados com base nas demandas do mercado e há parceria com empresas para encaminhamento dos formandos às vagas de emprego.
Mas o impacto do IOS não para por aí. Com números imponentes, o Instituto já mudou a vida de muitas famílias, além de ter um papel ativo na inclusão e na acessibilidade. Quem nos conta mais é a própria Marcela (capa), em entrevista exclusiva para o RH Pra Você. Confira:
RH Pra Você: Marcela, primeiramente, gostaria que você apresentasse um pouco mais este projeto ao nosso público de RH, destacando também o papel das empresas parceiras.
Marcela: O IOS capacita jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social. Além dos cursos oferecidos, há também um trabalho para desenvolver as habilidades humanas. Preparamos os jovens para a entrada deles no mercado de trabalho, com comprometimento, com o currículo bem preparado e também com a postura correta para o que ele encontrará no mercado de trabalho.
Sempre destaco que, muitas vezes, a primeira oportunidade que o jovem em vulnerabilidade social terá no mercado de trabalho será por meio do Instituto da Oportunidade Social. Isso porque, além de capacitar, fazemos a inclusão produtiva desse jovem, trabalhando em parceria com as empresas. Nós realizamos o processo de capacitação durante seis meses no instituto, que conta, hoje, com 11 unidades – com a 12ª para ser inaugurada em breve, no Rio de Janeiro.
Nossa parceria tanto com o setor privado quanto com o público é muito forte. Do setor privado, precisamos estar muito próximos das capacidades e ferramentas que são mais importantes para os jovens desempenharem dentro das empresas. Nós cocriamos cursos em conjunto.
RH Pra Você: Quem são, hoje, os principais parceiros na empregabilidade?
Marcela: Há mais de 50 parceiros. Vale falar, por exemplo, da TOTVS, da Dell, da Zendesk, do Instituto Localiza, do C6, da Pernambucanas, entre outros. Só conseguimos ter um número expressivo de jovens no mercado profissional porque há um trabalho em conjunto.
Já disponibilizamos às empresas mais de 14 mil novos profissionais ao longo dos últimos 27 anos. Hoje, formamos, por ano, 2,2 mil jovens. Mais de 47 mil já foram capacitados. Destes, conseguimos incluir 65% no mercado de trabalho no mesmo ano da formação.
RH Pra Você: E vale destacar também, imagino, o impacto disso no orçamento das famílias.
Marcela: Exato. O impacto na renda familiar é de 59%. Ou seja, é muito expressivo. E um outro dado bacana é que dos 14 mil jovens que já conseguimos incluir no mercado de trabalho, eles movimentam por ano R$ 22 milhões na economia.
O protagonismo do IOS no social do ESG é muito importante, pois faz parte de erradicar o ciclo da pobreza – por meio da inclusão produtiva que tem, como consequência, a mobilidade social dos jovens.
RH Pra Você: Em um mercado tão mutável, com tantas transformações, como que o Instituto se adapta às mudanças para que os cursos e habilidades desenvolvidas caminhem sempre de acordo com o atual mercado e com o futuro?
Marcela: Os nossos jovens são os nossos protagonistas. Estamos sempre em contato com eles para entender quais são os novos comportamentos e quais são as tendências se acelerando. Hoje, atendemos como maioria do nosso público a Geração Z, mas com a Alpha chegando.
Precisamos estar próximos dos jovens para entender o que faz sentido para eles. Se eles não se interessarem pelos cursos, eu não vou ter quem capacitar e tampouco quem incluir no mercado de trabalho. E atualmente, principalmente no mercado de tecnologia, falta mão de obra qualificada, comprometida e que gosta do que faz.
Fizemos uma pesquisa em 2024 com quase 950 jovens do IOS espalhados pelas nossas 11 unidades. Eles trouxeram quais são as ferramentas mais importantes com as quais querem ter contato nos cursos, e também a forma como querem que o processo seja feito. Ensinamos programação por meio de gamificação, que foi um pedido dos alunos. Ensinamos, também, itens ligados a BI, dashboard e suporte em TI com músicas de rap, que foi uma outra pedida. Também, por pedido deles, iniciamos um módulo de Inteligência Artificial e um curso de Sustentabilidade e Empreendedorismo.
Isso tudo envolve, além do contato com os alunos, o contato com professores, a participação em summits de educação, para entender as novas ferramentas e skills.
RH Pra Você: Como as empresas podem acolher estes jovens da melhor maneira?
Marcela: Algo que sempre falamos no IOS e para as empresas parceiras é que ter um público heterogêneo traz inovação e criatividade para as organizações. A forma de se trabalhar com esse público é tratando com muito respeito dentre as suas diferenças e fazendo com que se sintam pertencentes. O jovem terá esse sentimento a partir do momento que se identificar com os valores do negócio.
Para isso, é preciso ter muita clareza sobre quais são os valores de sua empresa, de como é a cultura e a respeito de como fazer a pluralidade ser aceita, com a opinião de cada pessoa sendo aceita, ouvida. Nossa área psicossocial dá suporte de três anos às empresas após o aluno se formar e se integrar no mercado de trabalho. Neste apoio compartilhamos cases que estimulam e facilitam toda essa jornada.
Uma ponte para o futuro
Histórias de superação fazem parte do cotidiano do IOS. São jovens que saíram de contextos de vulnerabilidade e hoje trabalham em grandes empresas, ocupando cargos antes considerados inalcançáveis. O IOS mostra que a transformação social não é utopia — é resultado de investimento, parceria e, acima de tudo, confiança no potencial das pessoas.
Com o suporte da TOTVS e de diversas empresas parceiras, o Instituto segue ampliando sua atuação, inspirando outras organizações a fazerem o mesmo: usar seus recursos e expertise para construir um futuro mais justo e inclusivo.