Uma pesquisa feita pela Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, revelou que 67% das empresas pretendem fazer uma festa de confraternização para suas pessoas colaboradoras este ano. O resultado é 8% inferior a 2023, quando 75% deram a mesma resposta. Em 2024, 60% das empresas manterão a tradição da comemoração de fim de ano, enquanto 7% que não costumavam fazer irão realizar. A pesquisa também revelou que as companhias que costumam fazer festa de confraternização e não farão este ano (12%) têm outros planos, como disponibilização de valores (35%) em benefícios de premiação e eventos online (5%). “Soluções que oferecem às pessoas a autonomia de escolher o que mais desejam costumam agradar, especialmente nesta época do ano. O fato de receber um presente da empresa e poder escolher como utilizá-lo gera uma percepção de valor positiva, pois cada pessoa pode optar por celebrar o final do ano da maneira que preferir ou ainda comprar algo que já desejava ou precisava, aumentando seu engajamento e criando uma conexão emocional com a empresa”, comenta Tatiana Romero, Diretora de Recursos Humanos da Ticket. RH TopTalks Em levantamento realizado com pessoas trabalhadoras, apenas 20% optariam por uma festa de confraternização e, se pudessem escolher, 45% prefeririam ganhar um cartão-presente para uso pessoal. Quando questionadas sobre como substituirão a festa de confraternização, 35% das pessoas profissionais de RH contaram que vão disponibilizar valores em premiações/bônus, enquanto 23% enviarão alimentos e bebidas para a casa dos colaboradores. Ainda, 5% farão lives e eventos informais, e 37% não especificaram suas iniciativas. Sobre o valor que será investido nas comemorações, 58% disseram que manterão a cifra do ano anterior – cinco pontos percentuais acima do resultado registrado em 2023 (52%) – e 35% aumentarão o investimento – contra 33% que deram a mesma resposta no ano passado; e 7% o diminuirão, ante 14% no ano passado. “Pesquisas como essa são um importante termômetro para o alinhamento de expectativas em relação às ações que as equipes de RH planejam para o fim do ano, uma vez que essas iniciativas estão diretamente conectadas ao engajamento do público interno e possivelmente refletirão na produtividade dos profissionais no ano seguinte”, finaliza a executiva. Por Redação