- Estabeleça políticas claras e bem comunicadas: Certifique-se de que todos os colaboradores compreendam os prazos, limites e categorias permitidas para reembolsos ou uso do cartão corporativo. Políticas claras ajudam a evitar erros por falta de conhecimento.
- Adote tecnologia para automatizar processos: Sistemas de gestão de despesas automatizados facilitam a verificação de conformidade, evitam duplicidades e alertam sobre erros antes que as despesas sejam processadas.
- Configure cartões corporativos inteligentes: Atualmente, existem cartões com tecnologias que possibilitam a configuração das regras de uso do próprio cartão, assegurando que os colaboradores realizem apenas os gastos permitidos pela política interna da empresa.
- Promova auditorias periódicas: Realizar revisões regulares dos processos de reembolso e uso do cartão corporativo permite identificar padrões de erro e fraudes, ajudando a corrigi-los rapidamente. Além disso, ajuda a identificar melhorias a serem aplicadas à política interna.
- Reforce a importância do cuidado com os comprovantes: A ausência de comprovantes foi uma das violações mais recorrentes identificadas no levantamento, e isso acontece porque muitos colaboradores esquecem de guardá-los ou o fazem de maneira descuidada, o que pode fazer com que as informações se apaguem (se o papel for molhado, por exemplo). Exigir e digitalizar os recibos facilita a conferência e reduz disputas.