CANAIS
Cargo de liderança: 6 dicas para se sair bem na hora da entrevista
Conteúdo
05/12/2024
4min leitura
Ser chamado(a) para uma entrevista de trabalho é motivo de felicidade, mas pode também ser de ansiedade, ainda mais em um país que tem a população mais ansiosa do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Muitos executivos sentem apreensão, com a cobrança de mostrar o seu melhor para conquistar a nova posição. No entanto, a falta de preparo para esse momento muitas vezes coloca a possibilidade de ter êxito por água abaixo. Lúcio Daniel, sócio da EXEC, empresa especializada na seleção e desenvolvimento de altos executivos e conselheiros, que, ao longo de 13 anos de mercado já entrevistou mais de 14 mil pessoas, destaca que em 90% das entrevistas os executivos não se preparam adequadamente.
“Grande parte dos entrevistados não se prepara totalmente para a hora de estar frente a frente com o entrevistador, seja presencialmente ou online. É muito raro ver um executivo totalmente pronto. Muitas vezes a rotina corrida dificulta esse preparo, seja porque ele está saindo de uma reunião, pega trânsito no meio do caminho para chegar ao local da entrevista ou abre o link da entrevista em cima da hora quando a conversa é digital, deixando tudo para o último instante”, afirma.
De acordo com Daniel, é importante o executivo ter uma noção profunda com quem vai falar. “Além de cuidar da sua apresentação, com vestimenta adequada, ser pontual e simpático, o executivo deve fazer um mergulho na empresa, conhecer sua história, saber quem são seus investidores, organograma, histórico, quem está por trás dela, seus aspectos culturais, valores e propósito. Um estudo prévio sobre a organização é muito importante. Tudo isso soma para a pessoa ter a chance de fazer uma boa conversa e demonstrar claramente para o entrevistador a relação que ele pode ter com os valores da empresa e aspectos técnicos da posição”.