CANAL

RH Pra Você

Informação, interações, diversidade. Isso nos inspira. O conhecimento e a troca de vivências entre empresas e profissionais movem o RH.

Até o dia 26 deste mês estarão abertas as inscrições para o programa de mentoria “Executivas do Amanhã”. A iniciativa, parceria da Exec com a Huddle Brasil, chega a sua 5ª edição e tem como objetivo integrar dez estudantes à promoção da liderança feminina no mercado de trabalho.

Para 2021 o projeto conta com uma novidade bastante interessante: as dez executivas de sucesso escolhidas para serem as mentoras são mulheres negras. A escolha tem o objetivo de expandir a diversidade no universo corporativo.

Ao final das inscrições, haverá um processo seletivo em formato de assessment gamificado de competências, desenvolvido pela Huddle Brasil, e a última etapa será composta por entrevistas com os sócios da EXEC, de onde serão selecionadas as 10 mentees. 

“Nas entrevistas, avaliamos as meninas com os mesmos critérios das entrevistas por competências que realizamos com executivos de C-Level que contratamos para nossos clientes. Ou seja, o processo seletivo em si já é uma experiência e um aprendizado incrível para essas estudantes, potencialmente mais rigoroso e difícil do que muitos vestibulares ou seleções de emprego”, explica André Freire, sócio-diretor da EXEC. 

As duplas serão criadas levando em conta perfil de mentoras e mentees, para que possam tirar o melhor destas conexões. Ao todo o programa contará com três etapas, que irão avaliar mulheres estudantes de todo o país, de qualquer idade e curso de graduação – reconhecido pelo MEC. As selecionadas passarão por três sessões de mentoria, ao longo do ano, com grandes profissionais conceituadas em suas áreas de atuação.

Assim como nas demais edições, a atual promete ser um grande sucesso, repleta de trocas de experiências e momentos enriquecedores com mulheres inspiradoras que aceitaram o desafio de compartilhar e expandir seus conhecimentos e desafios de diversidade, nesta nova edição.

Time de respeito

Ao longo dos anos, o “Executivas do Amanhã” trouxe nomes importantes do mercado para mentorar as meninas aprovadas. Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Cátia Porto (Grupo BIG) e Luciana Camargo (IBM), foram algumas das executivas que participaram nos anos anteriores.

“Nós temos muitas conexões. Navegamos no mercado com grandes executivos e também com grandes empresas. Então, a gente criou o programa cuja ideia é ter uma voz e expandi-la, mostrando que o tema da diversidade, com a presença de mulheres em cadeiras mais altas, é um desafio e uma necessidade de muitas empresas. Portanto, a iniciativa surgiu para que fosse desenvolvido um trabalho por meio do exemplo, levando às mulheres que estão na universidade, começando sua carreira, a acreditar que elas podem ser executivas de sucesso”, pontua Freire.

Para 2021, as responsáveis pelas mentorias serão:

  • Camila Arruda, Diretora de RH da Siemens Gamesa;
  • Carla Moraes, Superintendente de Engenharia de Software do Itaú;
  • Christiane Neves, Diretora Comercial LATAM do Brenntag Group;
  • Débora Ferraz, Gerent Global de Talent Acquisition da BRF;
  • Dilma Souza Campos, CEO da Outra Praia;
  • Elisângela Almeida, Diretora Executiva do Grupo In Press;
  • Katia Souza, Business Operations Director LATAM da Aligntech;
  • Lisiane Lemos, Gerente de Novos Negócios do Google;
  • Thereza Monteiro, Vice-Presidente Financeira da Prudential do Brasil;
  • Valentine Giraud, Faculty/Board Member da Think School of Creative Leadership;

Para Carla Moraes, é preciso começar a discutir a liderança com mulheres que ainda estão estudando. “Quando fazemos uma carreira muito natural e intuitiva, sem discutir os assuntos, nos pautamos pelas referências que temos e estas ainda são de uma liderança muito masculina, padronizada”, revela. 

Carla espera que as estudantes percebam que existem executivas mulheres negras em diversos segmentos e posições, e que possam desde o início da carreira, projetar suas expectativas profissionais em posições de liderança e ir alimentando o tema na sociedade de forma evolutiva.

Camila Arruda diz que esse tipo de iniciativa abre portas, dá mais visibilidade e informação para essas jovens que ainda estão se graduando, além de mostrar exemplos de mulheres, que também são mães e conseguiram chegar em posições executivas.

“O Programa Executivas do Amanhã traz essa perspectiva de dizer que é possível mulheres trilharem carreiras de sucesso, inclusive as técnicas que estão cada vez mais em alta. Mostra que elas não precisam estar só nas carreiras administrativas, ou em função de suporte, podendo também ocupar cadeiras de liderança”, ressalta.

Expansão da diversidade

O programa, segundo Freire, busca ser o mais amplo possível. Embora um dos critérios para a participação seja a matrícula em um curso universitário, não há limite de idade ou localização para a inscrição das mulheres interessadas em participar.

“Em nenhum momento há o privilégio a favor de alguma faculdade por conta de sua relevância. O programa não faz nenhum tipo de discriminação. Já tivemos a felicidade de poder aprovar meninas com uma estrutura financeira e social e localização que estão fora do radar de grandes empresas. Nestes cinco anos foram muitos os casos de mulheres que se desenvolveram consideravelmente em suas carreiras. Nota-se um crescimento rápido em pouco tempo. O programa é uma chancela”, diz.

O executivo explica que o programa é conduzido de forma que privilegie todos os perfis das inscritas e com um processo de seleção livre de vieses inconscientes. Além disso, o Executivas do Amanhã contribui para as empresas desenvolverem iniciativas mais concretas de ESG (Environmental, Social and Governance). 

“O ESG traz várias novas visões. Se nota uma preocupação maior com meio ambiente, sustentabilidade, diversidade, governança. E a tendência para o futuro é que empresas que não seguirem esses preceitos comecem a ficar para trás. A nova geração, se não se sentir representada por uma empresa, se distancia de seus produtos e serviços. E quando você investe em questões como a diversidade, você tem ganhos sociais e também econômicos. Um conselho de administração diverso traz visões diferentes”, salienta Freire.

Inscrições abertas

Executivas do Amanhã 2021

As inscrições da 5ª edição do Executivas do Amanhã foram abertas no dia 10/05 e assim permanecerão até a próxima semana, sendo encerradas no dia 26 de junho. Para conhecer mais sobre o programa e se inscrever, acesse https://conteudo.exec.com.br/as-executivas-do-amanha-inscricoes-2021.


De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil pra você?
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

0 Comentários
Athomus Tecnologia da Informação