CANAIS
Para maioria, RH se preocupa com diversidade, mas ações são limitadas
Conteúdo
02/01/2025
2min leitura
A Cajuína, frente de inteligência da Caju, empresa de tecnologia especializada em multissoluções para a gestão de RH, em parceria com a Opinion Box, realizou um estudo nacional sobre a percepção dos trabalhadores em relação ao setor de Recursos Humanos (RH). A pesquisa faz parte da terceira edição do Goles de Inspiração, report anual desenvolvido por Cajuína – frente de inteligência e conteúdo da Caju.
Segundo a pesquisa, 52% dos trabalhadores CLT acreditam que o RH de suas empresas se preocupa com a diversidade, enquanto somente 37% afirmam que já viram ações concretas, como recrutamento afirmativo para grupos sub-representados. O estudo foi realizado com 1.003 trabalhadores CLT de empresas com mais de 100 funcionários, abrangendo diferentes modelos de trabalho – presencial, híbrido e remoto.
Ainda segundo o levantamento, 63% dos entrevistados enxergam de forma positiva as ações afirmativas, como vagas voltadas para mulheres, pessoas pretas, LGBTQIA+ e PCDs. No entanto, 36% dos participantes não souberam dizer se suas empresas possuem práticas concretas de recrutamento focadas nesses públicos. Esse cenário aponta para a necessidade de maior transparência e comunicação sobre as iniciativas de diversidade.
Além disso, o estudo revelou que 66% dos trabalhadores acreditam que suas empresas oferecem oportunidades de crescimento e liderança para pessoas pretas e pardas, e 73% enxergam essas oportunidades para mulheres. Já para outros grupos, como pessoas LGBTQIA+ e neurodiversas, os índices caem para menos da metade, refletindo desafios adicionais de inclusão.