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Como diferentes áreas podem combater o desengajamento dos colaboradores?
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16/12/2024
3min leitura
O engajamento dos colaboradores tem estado cada vez mais em pauta nas empresas, principalmente entre as lideranças – que entendem a força estratégica que tal indicador tem sobre os objetivos do negócio. No Brasil, segundo a Gallup, apenas 31% dos colaboradores estão engajados em 2024. Como mudar esse cenário é a pergunta que muitas organizações têm feito.
O principal fator desse desengajamento geralmente é um desalinhamento na Comunicação Interna (CI). Mais do que apenas compartilhar informações úteis para o dia a dia dos colaboradores, a CI também tem a responsabilidade de fortalecer a cultura organizacional, despertar o senso de pertencimento e auxiliar as lideranças a alcançar os objetivos do negócio. Dados publicados pela Simpplr neste ano indicam que 89% dos respondentes consideram a comunicação interna uma área que impacta fortemente o engajamento das equipes.
Um colaborador desengajado tende a estar desconectado do restante da companhia, e cabe à CI nutrir essa conexão. “O segredo para conquistar o engajamento dos colaboradores é ter uma comunicação interna forte e um alinhamento entre todas as áreas da empresa. Não é porque a CI é o setor responsável pelo compartilhamento de informações que deve conduzir, sozinha, a jornada de engajamento. Isso, inclusive, é algo muito difícil de acontecer”, defende Hugo Godinho, CEO da Dialog, HR Tech com foco em Comunicação Interna.
Para o executivo, a boa comunicação necessita do comprometimento de todas as áreas da organização para alcançar bons resultados, sobretudo do apoio das lideranças. Ele explica que a CI deve se aliar a outros setores da empresa para que o engajamento seja efetivo.
“O departamento de Recursos Humanos precisa ver a CI como uma grande aliada no processo de engajamento. O RH é o guardião da cultura organizacional, mas, sem a comunicação interna, essa cultura não circula pela empresa nem é vivenciada pelas pessoas”, explica.