CANAIS
Censo do RH: Alta carga de trabalho encabeça maiores desafios
Conteúdo
07/01/2025
2min leitura
O WallJobs, plataforma 100% digital para gestão de contratos de estágio, apresentou recentemente o Censo do RH. A pesquisa, realizada com profissionais de RH de diversas áreas e empresas de diferentes portes no Brasil, revela desafios, aspirações e as mudanças mais urgentes que impactam esse setor.
Segundo o estudo, a formação acadêmica ainda tem um papel importante no desempenho das tarefas diárias dos profissionais da área. Para 55% dos respondentes, a educação formal contribui muito para suas atividades cotidianas, enquanto 35% acreditam que essa influência é moderada. Por outro lado, 10% apontam que a formação acadêmica tem pouca ou nenhuma relevância para as demandas do dia a dia, indicando uma desconexão que reforça a necessidade de maior alinhamento entre teoria e prática para os profissionais do setor.
Os maiores desafios para 2025 identificados pela pesquisa refletem um cenário de alta pressão. Para 32% dos profissionais, a sobrecarga de trabalho e a falta de tempo são os obstáculos mais críticos. Isso destaca a urgência de investimentos em automação e eficiência nos processos do cotidiano do RH. Outros 22% apontaram a falta de estrutura e dados como um entrave importante, enquanto 18% enfrentam a dificuldade de lidar com a “politicagem” interna.
A falta de apoio da liderança (15%) e a retenção de talentos (13%) também foram destacados como grandes desafios para melhorar o desempenho da área.
“Investir em automação, em ferramentas que integrem dados e promovam uma gestão mais eficiente, é fundamental para aliviar essas pressões e preparar o RH para atuar de maneira muito mais estratégica e para os desafios do futuro", ressalta Henrique Calandra, fundador do WallJobs.