CANAIS
Burnout: 85% dos brasileiros enfrentam alguma fase do fenômeno
Conteúdo
18/10/2022
3min leitura
A maioria da população brasileira se sente esgotada em relação ao trabalho. De acordo com um levantamento realizado pela 121 Labs, via Hazo.App, 85% dos entrevistados estão passando por alguma fase de Burnout. O número é 34% maior em relação aos Estados Unidos, onde 52% se dizem afetados pelo distúrbio. O estudo, realizado entre os dias 17 e 18 de setembro de 2022, contou com a resposta de 2.100 entrevistados, e possui margem de erro de 2,2%, com 95% de índice de confiabilidade.
A síndrome é definida como um esgotamento físico, mental e emocional que se dá nas relações de trabalho e é causado pela organização do trabalho. De acordo com o Mestre em qualidade de vida, saúde e atividade coletiva, Ricardo Massola, alguns sinais como apatia, desânimo, falta de interesse, irritabilidade, tristeza excessiva, alterações do sono e do apetite, bem como uma perda no sentido da realização profissional podem ser alguns dos sintomas da enfermidade.
Segundo o médico psiquiatra Alexandre Valverde, especialista em comportamento e doenças psíquicas, desde o início da pandemia ocorreu um aumento na demanda de atendimentos ligados ao Burnout entre seus pacientes, espalhados por todo Brasil. “Houve muito abuso nas relações de trabalho, com uma questão inicial de organização e muitas demandas das empresas para as pessoas, que sobrepuseram os períodos de descanso. As coisas estão mudando, mas vemos cada vez mais o turnover, pois as pessoas não veem mais sentido em trabalhar para se esgotar e gastar o próprio dinheiro com tratamentos”, afirma Valverde.
Massola explica que a identificação do Burnout não é uma tarefa fácil, pois exige uma reflexão sobre o papel da empresa e do trabalho como causadores do problema. O especialista também diz que cabe aos líderes identificar as mudanças comportamentais, físicas, cognitivas e emocionais de seus colaboradores.
“Os primeiros sinais perceptíveis estarão nas faltas constantes por motivos de saúde, nas alterações emocionais, na dificuldade das pessoas em entregar as tarefas dentro dos prazos prometidos, na percepção de desânimo e apatia, na falta de atenção, concentração e memória e no distanciamento das relações de trabalho”, diz ele.
Veja mais: 12 sinais que indicam que você pode ter um Burnout