CANAL

Rosalina Moura

Psicóloga, coach e terapeuta. Fundadora da Rumo Saudável, consultoria especializada em programas de gerenciamento do estresse e saúde emocional nas empresas.

Chegamos a um ano do início da quarentena no Brasil, a qual deveria ter durado apenas 15 dias. Não sabíamos e não esperávamos que durasse tanto. O tempo prolongado de sofrimento tem tornado esse fardo mais difícil de carregar, pois pesa um pouco mais a cada dia.

Temos vivido imersos em um turbilhão de pensamentos e emoções. Os níveis de ansiedade estão elevados, a tristeza está mais presente, o medo e a insegurança persistem.

As pessoas estão cansadas. O trabalho remoto desgasta e limita. Estamos em uma gangorra emocional experimentando sentimentos aparentemente contraditórios, mas que fazem parte do humano.

O estresse elevado e as demandas contínuas testam nossos limites e nos desafiam a buscar formas de encontrar “equilíbrio” e nos fortalecermos para passarmos por esta fase melhor e com menos sequelas emocionais. O que pode nos ajudar nisso? A Resiliência!

Há muito tempo a palavra estresse tem feito parte do cotidiano da maioria das pessoas. Há menos tempo uma outra palavra de significado bem diferente vem ganhando espaço: RESILIÊNCIA.

Assim como a palavra estresse, o termo foi emprestado da física e significa a capacidade de um material retornar ao seu estado normal, após acumular energia quando submetido a um processo que o força sem que este, no entanto, sofra ruptura.

Na psicologia, resiliência é a capacidade do indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, ser transformado por elas e sair da situação melhor e mais fortalecida.

Os estudos sobre o assunto aplicados à dimensão humana são relativamente recentes. O modo como se pensa ou interpreta as adversidades e oportunidades afeta o sucesso do indivíduo na vida pessoal e profissional, na saúde, longevidade e grau de risco para patologias, como depressão.

Quando se fala em resiliência o foco da abordagem não está nas dificuldades, crises ou nas adversidades da vida, mas, sim, nas forças e capacidade de enfrentá-las de forma construtiva, positiva e de “dar a volta por cima”.

Uma das características das pessoas resilientes é a capacidade de sair da posição de vítima para adotar uma postura de aprendiz, aproveitando as adversidades para aprender e se desenvolver.

Outra característica importante é o otimismo. Pessoas otimistas têm a habilidade de construir expectativas positivas em relação ao futuro.

Isso não significa negar a realidade ou as dificuldades, mas saber que resultados são consequências de ações direcionadas. Os otimistas agem para que as coisas aconteçam da melhor forma possível.

Pessoas não nascem resilientes ou não resilientes. A resiliência pode ser desenvolvida e situações desafiantes como esta da pandemia podem ser uma excelente oportunidade para isso. A dor existe, mas podemos superá-la e nos fortalecer com ela.

Lembra das figurinhas “AMAR É…” ? Seguindo esse modelo, podemos dizer que…

  • Ser resiliente é … poder atravessar crises e adversidades sem se deixar abater por elas
  • Ser resiliente é … poder ressignificar o sofrimento e as adversidades e transformá-las em aprendizado para a vida
  • Ser resiliente é … sair das crises mais forte, embora ferido
  • Ser resiliente é… alimentar a fé e a esperança de que as coisas vão melhorar
  • Ser resiliente é… resgatar seus valores e princípios e trazê-los bem perto
  • Ser resiliente é… saber que você participa da construção da sua própria história
  • Ser resiliente é … buscar apoio e um ombro amigo nas horas difíceis
  • Ser resiliente é… olhar a situação de vários ângulos e escolher o melhor ângulo
  • Ser resiliente é … se manter conectado à sua essência e àquilo que realmente importa para você na vida
  • Ser resiliente é … ser firme como as montanhas, suave como o vento e maleável como um junco
  • Ser resiliente é … acreditar na vida, nas pessoas e em você mesmo
  • Ser resiliente é … descobrir recursos e habilidades antes insuspeitados.

Rosalina Moura é Psicóloga Clínica, Organizacional e Coach. Sócio fundadora da Rumo Saudável, empresa que atua no segmento de bem-estar, saúde mental  e gerenciamento do estresse em Organizações. É um das Colunistas do RH Pra Você. Foto: Divulgação.

Contato: rosalina@rumosaudavel.com.br


De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil pra você?
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5


0 Comentários

COLUNISTAS

Milton Camargo

Nem tudo é culpa do Coronavirus nos negócios

08/05/2020

Fátima Motta

Os preconceitos nossos de cada dia

07/12/2020

Vicente Graceffi

A pandemia vai passar, a vida continua, mas não será a mesma!

10/08/2020

Vicente Graceffi

Previdência Privada: Bom para o empregado e para o empregador!

02/12/2020

Ricardo Amorim

A inflação ao consumidor está grávida; no Brasil, a gravidez é de gêmeos

15/04/2021

Marcelo Simonato

O líder é aquele que Ensina e, com Entusiasmo, Encoraja seu time

29/01/2020
Athomus Tecnologia da Informação