CANAL

Gustavo Caetano

CEO da Sambatech, uma das empresas mais inovadoras do mundo, considerada pela FastCompany.

Com o surgimento do novo coronavírus (Covid-19), o Governo brasileiro, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem utilizado medidas de isolamento social para ajudar no combate ao vírus. Visando atender a essa exigência, muitas empresas adotaram o sistema de home office para que seus colaboradores continuassem desempenhando suas tarefas diárias.

Desde então, atividades antes realizadas presencialmente, passaram a ser feitas de forma online. Com tantas mudanças, os gestores têm como desafio manter a equipe unida, engajada e produtiva durante esse período. Para alcançar esses objetivos, uma das ferramentas que está sendo aplicada durante a quarentena são os vídeos online. Por meio deles, as instituições conseguem alinhar as demandas de trabalho diariamente, realizar reuniões, promover atividades de entrosamento como happy hours e momentos de relaxamento.

De acordo com o estudo feito pelo Google, empresa multinacional de serviços online e software, o consumo de vídeo na internet cresceu 165% no Brasil nos últimos anos. Já a pesquisa realizada pela Cisco, líder mundial em soluções para redes e comunicações, mostra que 82% do tráfego de internet será gerado por esta tecnologia até 2021. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), 63% das corporações acreditam que ter uma comunicação interna efetiva é primordial em um ambiente organizacional.

Durante a quarentena, essa prática é ainda mais importante e o uso dessa solução tem um papel fundamental. Por meio de uma comunicação simples, rápida e completa, ela auxilia o processo de adaptação do trabalho presencial para o home office, melhora do clima organizacional, facilita a troca de informações relevantes, envio de atualizações sobre demandas de trabalhos e feedbacks constantes.

Diante desses insights, podemos destacar que o alinhamento interno é imprescindível em tempos de crise e distanciamento. Mais do que nunca, é preciso que todos estejam engajados com o propósito da empresa, cientes da situação para enfrentar juntos esse desafio. Por este motivo, os vídeos são uma excelente alternativa para melhorar a performance e o envolvimento de todo quadro de funcionários.

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, embaixador da Reserva e autor do best seller Pense Simples. É um dos colunistas do Rh Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.


De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil pra você?
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5


0 Comentários

COLUNISTAS

Gustavo Mançanares Leme

Três, quatro, até doze vezes em um jogo. Mudanças, este é o segredo!

09/03/2020

Vicente Graceffi

Previdência Privada: Bom para o empregado e para o empregador!

02/12/2020

Flora Alves

Educação se multiplica

14/12/2020

Marcelo Simonato

Em tempos de pandemia, qual o papel do líder?

20/05/2020

Marcelo Simonato

Em que você acredita? Isso faz toda diferença!

01/09/2020

Vicente Picarelli

A introdução da complexidade e da incerteza no contexto organizacional

14/07/2021
Athomus Tecnologia da Informação