Satisfação dos colaboradores eleva a lucratividade das empresas
De acordo a pesquisa Estado do Ambiente de Trabalho Global, do Gallup, empresa de análise de dados e consultoria, o engajamento e satisfação dos colaboradores está diretamente relacionado a resultados positivos de desempenho de uma empresa, incluindo a fidelidade do cliente, a retenção de funcionários e a produtividade.
Já uma pesquisa do mesmo ano da Aon Hewitt Consultancy afirma que funcionários engajados são até 78% mais produtivos do que seus colegas menos envolvidos. Com efeito, colaboram em até 40% para o crescimento de uma organização.
Colaboradores engajados rendem mais
Deste modo, essas pesquisas comprovam que colaboradores engajados e felizes rendem mais em suas atividades e que o bom rendimento de profissionais colabora para um maior crescimento das empresas.
Mais isso é mesmo possível? A resposta é sim.
O engajamento tem papel fundamental na performance dos colaboradores e, consequentemente, nas suas entregas e isso se reflete nos resultados da companhia. Um exemplo por ser o banco BV, uma das maiores instituições financeiras privadas do país. No terceiro trimestre deste ano, conquistou o melhor resultado trimestral de sua história.
Ele alcançou um lucro líquido de R$ 496 milhões e um ROE de 15%. Ademais, o banco foi reconhecido pela Great Place To Work® (GPTW) como a melhor empresa para trabalhar na categoria Instituições Financeiras no Brasil.
São necessárias estratégias eficazes de engajamento
Isso porque olhar só para o corporativo não basta mais. À medida que as organizações buscam se adaptar a um mercado em constante evolução, estratégias eficazes de engajamento de funcionários tornam-se essenciais.
Essas estratégias garantem não apenas o sucesso financeiro, mas também a sustentabilidade a longo prazo. Além disso, elas ajudam a preservar a reputação da empresa no cenário corporativo global.
É necessário implementar estratégias voltadas ao engajamento no ambiente organizacional. Além disso, iniciativas focadas em fortalecer laços interpessoais são importantes. Cultivar um
ambiente de trabalho estimulante também é crucial. Isso tem um impacto profundo não apenas na produtividade, mas também na satisfação e no bem-estar dos colaboradores.
Ambientes de trabalho acolhedores
Ambientes de trabalho onde os profissionais se sentem ouvidos e envolvidos nas decisões tendem a gerar maior satisfação e comprometimento, fatores que, consequentemente, levam à diminuição das taxas de rotatividade.
Empresas que implementam práticas que incentivam o feedback, a inovação e a colaboração conseguem não apenas reter talentos, mas também fomentar um clima de trabalho mais positivo e produtivo.
Assim, engajamento e retenção de talentos estão relacionados porque pessoas engajadas podem dar mais resultados e lucros para as empresas. E nisso os líderes têm papel fundamental e devem trabalhar a experiência e o senso de pertencimento de seus times, investindo em uma comunicação democrática e inclusiva, que promova equilíbrio e bem-estar.
Muito mais que um salário competivivo
Além disso, a gestão de pessoas evoluiu para muito além de salários competitivos e avaliações periódicas. No cenário corporativo atual,
benefícios flexíveis e personalizados tornam-se um pilar estratégico. Eles transformam a
experiência do colaborador e impulsionam a produtividade das equipes.
Companhias que entendem a importância de oferecer pacotes de benefícios alinhados às reais necessidades dos seus profissionais se destacam no mercado. Consequentemente, elas são vistas como empregadores desejados e inovadores.
Portanto, é preciso reconhecer que a construção de uma cultura organizacional que promova a participação ativa não é uma tarefa imediata, mas sim um investimento a longo prazo.
A importância do engajamento dos colaboradores enfatiza que as empresas precisam repensar suas estratégias de recrutamento e de engajamento. Assim, elas podem melhorar o clima organizacional e a satisfação dos colaboradores. Isso resulta diretamente em resultados positivos para as companhias.
Por Ana Paula Antunes Tarcia, diretora executiva de Pessoas e Cultura do Banco BV.
🎧 Ouça o Episódio 202 do Podcast RHPraVocê Cast
O que fazer para aumentar o engajamento nas organizações?
"Engajamento" é uma das palavras do momento no universo corporativo. Não é para menos. Afinal, será que ainda dá para falar em produtividade, lucro e propósito sem engajar as pessoas? A resposta é clara: não. Portanto, o que as organizações podem fazer para fortalecer essa métrica? Como ter os colaboradores cada vez mais engajados?
Para responder não só essas perguntas, mas também para definir o que é necessário para engajar com sucesso, falamos com Roberta de Oliveira, Diretora Global da Betterfly. Confira o papo!
https://podcasters.spotify.com/pod/show/rh-pra-voce-cast/episodes/202---O-que-fazer-para-aumentar-o-engajamento-nas-organizaes-e2q9i23
Assim sendo, não se esqueça de seguir nosso podcast bem como interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube