Começo este meu artigo contando uma situação real que aconteceu comigo e com o meu time na semana passada.

Um novo processo foi desenhado, apresentado e implementado e na primeira vez que foi ao ar, um líder da empresa argumentou ao liderado responsável pelo projeto:

"O processo está errado, você deixou uma informação antiga"

Prontamente o liderado respondeu: "Vou alterar".

Vamos analisar a situação.

Não é sobre certo e errado. A diferença aqui está ancorada na interpretação do líder e não na execução do liderado e é por isso que resolvi escrever sobre O PESO DO CRACHÁ.

Quando você tem certeza de que está certo, mas alguém diz que está errado, é importante ponderar!

Entendo que é difícil e às vezes muito desafiador questionar os níveis acima, mas reforço: se você tem certeza de que está certo, você precisa ter a atitude de se posicionar.

Skills obrigatórias do RH

E por isso te dou 3 dicas atitudinais de como respeitar, mas não aceitar o peso do crachá.

1 - Assertividade: Defenda sua posição com confiança

Seja claro e direto ao explicar por que você acredita que está certo, sem ser agressivo. Use declarações assertivas, como

"O processo está certo porque a lógica é que as informações sejam apresentadas de forma transparente, por isso….

Ou então, você pode argumentar em cima de dados: "Baseado nas informações e dados que tenho, os números demonstram que..."

Não se esqueça: Use evidências concretas e exemplos reais. Isso fortalece o seu argumento e contestação.

2 - Comunicação eficaz: Use linguagem clara e simples

Evite jargões ou termos técnicos que a outra pessoa possa não entender. Isso evita mal-entendidos. Nessas horas, menos é mais e o simples se conecta melhor.

Fale de maneira calma e controlada, não precisa ficar ansioso, nervoso, ou qualquer outro sentimento que passe uma mensagem de insegurança.

Se você está seguro sobre o processo, mantenha o foco, a calma e a serenidade enquanto apresenta os seus argumentos.

3 - Tenha curiosidade: Faça perguntas e busque aprender com a situação

Perguntas como "Você pode me explicar mais sobre sua interpretação? Por que você entendeu que o processo está errado? Qual é a sua expectativa?

Todas essas perguntas podem abrir espaço para um diálogo mais profundo e produtivo para você ter a oportunidade de entender como a pessoa pensa e o que a fez ter tal interpretação sobre o processo em questão.

Se abrir ao diálogo, ter empatia pela interação com o seu líder com certeza te trará feedbacks importantes de como construir, executar e implementar os próximos projetos, minimizando assim, os ruídos futuros.

Mesmo que você esteja certo, a outra pessoa pode ter insights valiosos e aí sim, vale demais esse PESO DO CRACHÁ, afinal ninguém está acima de você "à toa", neh?

Veja a situação como uma oportunidade de aprendizado, principalmente se você sonha em um dia, sentir esse PESO DO CRACHÁ do outro lado, como líder!

O peso do crachá

Por Janaína Peroto, Head de Pessoas da Foregon e responsável pelo case – mais de 12 anos de experiência na área de recursos humanos com passagens por grandes corporações.

 

 

Ouça o episódio 149, “Líder, já colocou a empatia no seu currículo?“. Na busca por uma gestão mais humanizada e em um momento em que o perfil das lideranças vem passando por transformações, a empatia surge como uma habilidade-chave para os líderes. Mas o que significa, na prática, ser um profissional empático? Como desenvolver essa habilidade? A pandemia e os períodos de crise também evidenciam a importância das soft skills no ambiente organizacional. Como o RH pode contribuir para que esse conceito faça parte da cultura da empresa? Conversamos com Vivian Laube, Especialista em Liderança e Comportamento Organizacional, e Priscila Monaco, Diretora Senior de RH da Visa. Acompanhe!

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