CANAL

Colab

Espaço de conteúdo colaborativo: feito por quem deseja contribuir com o RH. O texto não reflete, necessariamente, a opinião do RH Pra Você.

O desenvolvimento de profissionais 50+: oportunidades além do tempo.

Apesar dos desafios que o mercado de trabalho impõe aos brasileiros com mais de 50 anos, esse grupo segue ativo e cada vez mais presente no mercado de trabalho. Seja pela decisão de continuar trabalhando, pela escolha de mudar de ramo de atuação ou por necessidade de complementação da renda, esses profissionais continuam enriquecendo o ambiente corporativo de empresas e órgãos públicos.

Segundo dados da pesquisa “Longeratividade”, do Instituto Locomotiva, realizada em 2018, até 2050 quase 43% da nossa população terá 50 anos ou mais. Entretanto, para se manter e, principalmente, ingressar no mercado, os trabalhadores 50+, que representam hoje ¼ da população, ainda enfrentam barreiras. Apesar dos avanços em torno da diversidade e inclusão no Brasil, essa faixa etária muitas vezes ainda se depara com estereótipos e preconceitos, que dificultam a jornada profissional e a consolidação da carreira, que se agrava ainda mais quando consideramos recortes sociais de desigualdades.

Dentre os erros que ainda prevalecem, o mais notório e incoerente, é a crença de que características como inovação, modernidade e disrupção estão totalmente atreladas à idade. Essa ideia, que já carrega uma bagagem arcaica, se tornou ainda menos consistente a partir do desencadear da pandemia de COVID-19, onde o mundo se tornou cada vez mais digitalizado e todos, em qualquer idade, precisaram se adequar à nova realidade.

Na Via, voltamos para trás, com orgulho, para agradecer todos os aprendizados e vislumbramos as possibilidades de viver experiências incríveis daqui para frente, com o privilégio do conhecimento e da maturidade adquiridos no decorrer da nossa história. Entendemos a importância dos profissionais 50+, donos de uma coleção de experiências de vida e de trabalho únicas.

Hoje, contamos com mais de 4 mil colaboradores acima dos 50 anos que atuam em diferentes áreas e executam diferentes funções, desde loja, centros de distribuição e sede. E não paramos por aí! A partir de iniciativas da área de Diversidade & Inclusão, estamos construindo um pilar de atuação com foco em “Gerações”, que irá trabalhar no desenvolvimento de ações para esse público com o intuito de gerar mais oportunidades para esses profissionais.

Mais do que nunca, para que uma cultura organizacional esteja realmente alinhada ao tema de diversidade é fundamental pensar na inclusão em todas as suas esferas. Na prática, isso significa promover a integração das gerações criando de forma estruturada oportunidades para todos.

Inovar significa diversificar e no fim das contas, ultrapassado mesmo é levar adiante ideias e perspectivas desiguais.

Sabemos que não é fácil. É necessário que ajustamos e cuidamos de cada detalhe dessa caminha. A longevidade e inclusão para todos é possível quando existe um compromisso pautado na equidade.

O desenvolvimento de profissionais 50+, oportunidades além do tempo

Por Amanda Ferreira, embaixadora de diversidade & inclusão da Via


De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil pra você?
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

1 Comentário
Athomus Tecnologia da Informação