Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
CANAIS
Lições de "Divertida Mente 2"
Master
16/07/2024
2min leitura
Emoções no Trabalho: 6 Lições de “Divertida Mente 2” para Gestão de Pessoas. Um dos filmes mais comentados deste ano é Divertida Mente 2, que traz lições valiosas para todo o público.
No primeiro filme, conhecemos as emoções personificadas de uma jovem chamada Riley: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho, e como elas influenciavam seus comportamentos e decisões. Agora, com o lançamento de Divertida Mente 2, a história continua a explorar o mundo emocional da personagem, que está entrando na adolescência.
Com todo o enredo voltado às emoções, a obra cinematográfica nos leva a uma reflexão pessoal sobre como lidamos com nossos sentimentos. Podemos, então, analisar esse contexto nos âmbitos pessoal, social e profissional. Especialmente quando estamos em um cargo de liderança e gestão, sendo preciso manter as emoções equilibradas e saudáveis.
As atitudes dos líderes das empresas impactam 69% na saúde mental da equipe, segundo um estudo realizado pela The Workforce Institute UK com 3,4 mil pessoas em dez países. As emoções afetam substancialmente nossa capacidade de perceber as situações e tomar decisões. Elas podem ser desencadeadas por fatores internos, como estresse, cansaço ou fadiga, bem como por fatores externos, como o ambiente de trabalho, os colegas ou os desafios enfrentados no emprego.
Como gestora reconheço a importância de estarmos constantemente atentos às nossas emoções. É essencial manter a calma ao enfrentar decisões complexas e evitar ações precipitadas quando estamos emocionalmente abalados. Isso pode prevenir grandes consequências negativas.
O filme ressalta a importância de cuidarmos da nossa saúde mental e o quanto é fundamental fazer uma pausa para entender a razão pela qual estamos sentindo determinadas emoções. Não é errado sentir, mas é necessário saber lidar com esses sentimentos para agir da melhor maneira.
No contexto de Divertida Mente, é possível identificar 6 lições valiosas para quem trabalha com Gestão de Pessoas e se inspirar.
Confira na imagem abaixo:
Cuidar das suas emoções é o primeiro passo para um bem-estar duradouro e um caminho mais leve na vida!
Por Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas.
Ouça o episódio 168 do RHPraVocê Cast, “Há espaço para emoções no ambiente de trabalho?”. Por que é tão difícil – até mesmo um tabu – falar sobre emoções no ambiente de trabalho? Elas fazem parte de cada nuance da jornada corporativa, afinal, a felicidade e a tristeza, por exemplo, podem ser variáveis que impactam consideravelmente o engajamento, a produtividade e, consequentemente, as finanças do negócio.
Mas como administrá-las? Qual é o papel do líder e do RH em relação às emoções? Para deixar claro que o assunto deve, sim, entrar em pauta nas organizações, o RH Pra Você Cast de hoje conta com uma dupla da Coppead/UFRJ: Paula Chimenti, Professora e Coordenadora do Centro de Estudos em Estratégia e Inovação; e Fernanda Souza, doutoranda e pesquisadora. Confira clicando abaixo: