Uma das maiores responsabilidades da área de Recursos Humanos é conduzir um processo seletivo e
contratar o melhor talento para uma determinada posição. Quem trabalha com
talent acquisition ou Recrutamento & Seleção sabe que o desafio é diário e contínuo porque as empresas ora estão expandindo seus negócios, ora estão transformando e mudando o time de colaboradores.
Alinhar as expectativas dos gestores de cada área, por exemplo,
Marketing, Finanças, Logística, Jurídica, Administrativa,
Tech, entre outras, com o processo seletivo, exige planejamento e uma comunicação integrada entre todos os
stakeholders que farão parte desta jornada.
O processo consiste em 4 etapas:
- Briefing
- Mapping
- Selection
- Hiring
Independentemente da metodologia ou estratégia adotada por cada empresa, esses passos são fundamentais e garantem o alinhamento de toda a organização quando um
novo processo seletivo é iniciado.
Briefing: Em linhas gerais, o
briefing ou o chamado
job description deve ser desenvolvido pelo gestor(a) da área ou pelo futuro líder do profissional aprovado. Esta etapa contempla o escopo da vaga, o perfil do candidato, as
hard skills, as
softs skills, as experiências anteriores, as atividades e funções que a pessoa deverá exercer quando for contratada e é importante compartilhar todos os insights que este líder possa ter, como por exemplo onde procurar este profissional.
Hunting e Mapping: Com base nas informações detalhadas no
briefing, a equipe de recrutamento e seleção inicia o
processo de mapeamento. Utilizando diversas ferramentas e plataformas, bem como consultorias e bancos de dados internos, eles
identificam candidatos que atendem aos requisitos especificados.
Selection: Nesta fase, após a
triagem inicial, são conduzidas entrevistas para avaliar se os candidatos possuem as habilidades necessárias. Podem ser aplicados testes, dinâmicas,
cases, isso depende da política da empresa e das preferências do gestor.
É, geralmente, nesta fase que se conhece também o perfil comportamental da pessoa que é cada vez mais levado em consideração na contratação de bons profissionais.
Hiring: É neste momento que o candidato aprovado recebe a oferta de trabalho. Ele irá avaliar a atratividade da empresa, pacotes de benefícios e remuneração antes de tomar uma decisão sobre a aceitação do cargo.
Acrescento elementos cruciais para a eficácia de um processo seletivo atual:
Agilidade é Fundamental: Evitar que a demora no processo faça com que talentos qualificados optem por outras oportunidades. O
timing e a agilidade do processo são muito importantes para que isso não aconteça;
Sintonia com o Mercado: A oferta da empresa deve ser de acordo com a do mercado. Acesso a estudos e informações sobre o mercado de trabalho é fundamental para entender as possibilidades e limitações da empresa na hora da contratação.
De um modo geral, esse passo a passo é a chave para garantir um processo seletivo bem-sucedido, mesmo para aqueles que não têm experiência em Recursos Humanos. O sucesso depende da liderança próxima, da adaptação à cultura organizacional e dos valores da empresa, bem como do respeito por todos os candidatos envolvidos.
Por Thomás Della Torre, Diretor Executivo da BLUE, consultoria boutique de recrutamento e seleção. Com um histórico que engloba mais de mil processos seletivos, Della Torre atua como palestrante, mentor e ministra cursos focados na orientação e recolocação profissional. Possui uma trajetória de 17 anos dedicados a identificar talentos de alta performance. Sua atuação abrange tanto empresas nacionais quanto multinacionais de diferentes setores.
Ouça o episódio 157 do RH Pra Você Cast, “
O onboarding ainda é subestimado pelas empresas brasileiras?“. O quanto vale investir em um bom onboarding? Para
Hugo Soares, CEO e co-founder da Eva People, muito mais do que os gestores podem imaginar. O executivo, que já enfrentou uma péssima experiência de boas-vindas – nem tão boas assim – em uma das empresas por onde passou, é enfático ao elencar todas as principais vantagens que uma boa primeira impressão – e mais do que isso – pode deixar. A efetividade do onboarding está muito além de uma recepção de primeiro dia de trabalho. É um conjunto de ações que pode ser o fator determinante para aumentar o engajamento de um profissional. Mas como, de fato, as empresas podem caprichar para garantir um onboarding que eleve a sua competitividade? Isso e muito mais você descobrirá neste episódio do RH Pra Você Cast. Confira.
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa:
Depositphotos