A criatividade como catalisador de bem-estar no ambiente corporativo
A ideia e a
criatividade tornam-se uma ação essencial na vida de cada um de nós, estimulando a interação com brincadeira divertida. Essa linha de raciocínio e criatividade impulsiona e trabalha a coordenação motora. Além disso, facilita realizar determinadas atividades, elevando principalmente a
autoestima com sentimento de valor próprio.
A prática desse exercício ajuda a reduzir problemas emocionais e comportamentais, promovendo ritmo e cooperação. Ademais, melhora o convívio e integração no
ambiente corporativo, com o objetivo de socializar, interagir e desenvolver habilidades e imaginação.
Foi com essa visão estratégica que a gestora de operações Mayca Florian propôs iniciativas singelas que priorizam o
bem-estar e a saúde mental dos colaboradores. Entre elas, a implementação de
atividades lúdicas como o "jogo da amarelinha" no escritório.
Essas ações são fundamentais para amenizar problemas que afetam muitos profissionais, como a síndrome de
Burnout. Inegavelmente, essa condição é um esgotamento físico e emocional gerado por ambientes de trabalho altamente competitivos e exaustivos.
Criar um ambiente lúdico e acolhedor pode transformar a dinâmica corporativa. É uma oportunidade para gestores e lideranças adotarem um novo olhar. Esse olhar deve focar na construção de um espaço menos estressante e mais harmonioso, onde a integração e o bem-estar sejam prioridades.
Afinal, harmonia e criatividade caminham juntas na construção de um futuro corporativo mais saudável e produtivo.
Por Fabio Padilha, administrativo na área de facilites. Formado em Relações Públicas, tem forte interesse na esfera da responsabilidade social. Criou o Núcleo de Inclusão dos Comerciários de Campinas, em colaboração com a direção, com o propósito de elaborar conteúdo sobre boas práticas de inclusão.
🎧Ouça o Episódio 52 do PodCast RH Pra Você Cast: “Quando a Resiliência Vira Algo Tóxico?”
A Importância da Resiliência nas Empresas
A resiliência é, hoje, uma das principais exigências das empresas, especialmente para líderes. Aliás, conhecida como a “competência do século”, ela é essencial no ambiente corporativo.
O Que é Resiliência?
Mas, afinal, o que exatamente é a resiliência? Igualmente, até que ponto ela é realmente positiva (ou não) para um profissional?
Resiliência e Ambientes Tóxicos
Desenvolver a resiliência é necessário para lidar com pessoas e cenários tóxicos. No entanto, há limites que não devem ser cruzados, mesmo para os profissionais mais resilientes.
Discussão com Especialistas
Para discutir os benefícios e os malefícios dessa habilidade, o CEO do Grupo TopRH, Daniel Consani, e o jornalista Bruno Piai conversaram com a neurocientista da Santa Casa e sócia-fundadora da Ilumni, Carla Tieppo.
Acompanhe o Episódio
Acompanhe clicando no link abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast bem como interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube