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Como utilizar a comunicação interna para engajar os funcionários na crise

Já são mais de 12 meses vivendo o “Novo Normal”. Os impactos negativos causados pela pandemia já estão por todos os lados. Por outro lado, políticas que levariam anos para serem implementadas nas empresas estão sendo colocadas em prática e áreas como o endomarketing, a comunicação e o marketing estão recebendo uma atenção especial e sendo alvo nos planejamentos estratégicos.

Se dermos alguns passos para trás, vemos que essas áreas eram as primeiras a serem cortadas do orçamento em momentos de crise, mas o momento atual aponta para a direção contrária. Ficou visível que empresas que investem nas pessoas alcançam resultados melhores e com mais agilidade. E os benefícios são diversos: o engajamento melhora, a cultura organizacional é fortalecida, aumenta a motivação e produtividade dos funcionários, há maior integração e o sentimento de pertencimento é constante.

Além disso, de acordo com a pesquisa “The Impact of Employee Engagement on Performance”, realizada pela Harvard Business Review, 71% das empresas concordam que o engajamento do funcionário é muito importante para o sucesso da organização. Abaixo, listo cinco ações estratégicas que podem amenizar os impactos negativos em sua empresa, principalmente em tempos de crise.

Atualizações Frequentes na comunicação interna para engajar na crise

Crises geram medo e medo gera boatos. Colaboradores não informados, ou com informações rasas, buscam se informar de alguma forma. Se isso não acontecer pela comunicação oficial da empresa, os riscos de boatos e fake news se propagarem são grandes. Realize reuniões frequentes com as equipes, envie boletins semanais através de e-mail, chat, ou utilize os principais canais de comunicação interna da sua empresa, para garantir que todos recebam a informação e estejam alinhados com o que ocorre com a empresa como um todo.

Pesquisas

Realizar pesquisas frequentes para mapear ações e criar medidas necessárias é uma ótima estratégia para ser implementada. O importante é sempre dar retorno aos colaboradores, sobre os dados, insights e posições da empresa referentes aos assuntos coletados.

Gestão à Vista

Gestão à vista é a prática de colocar à disposição de todos informações relevantes da empresa, e essa prática é mais do que essencial em um momento de crise. Comunicar questões estratégicas aos colaboradores para que eles fiquem tranquilos, é uma estratégia que reforça o pertencimento e os ajuda a tomar decisões assertivas.

Reconhecimento

Reconhecer o valor do colaborador é primordial, mas em tempos de crise isso se reforça. É muito importante dar feedbacks constantes e elogiar as boas ações. Trabalhar a motivação é o papel fundamental para o desenvolvimento das pessoas. Por isso, uma estratégia para manter o engajamento é reconhecer a colaboração e dedicação de cada um, destacando a importância de cada cargo, e função para o todo.

Confie

Somando todas as estratégias, é necessário confiar nas pessoas e que elas farão um bom trabalho. Confiar no colaborador significa dar liberdade para ele realizar seu trabalho, entendendo que a forma que ele realiza pode ser diferente da sua, mas não necessariamente errada. Para que essas estratégias deem certo, é muito importante acompanhar e rever a cada nova ação. É preciso ter uma equipe dedicada, atenta aos detalhes e que ajude a suportar mudanças rápidas. Uma comunicação interna eficiente vai muito além de informar os funcionários, mas também impacta diretamente os resultados, garantindo o sucesso não apenas do colaborador em suas metas, mas também da empresa como um todo.

Comunicação interna engajando em tempos de crise

Por Igor Gavazzi Vazzoler, fundador e CEO da Progic. Engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina, com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.


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