Para informações sobre Employer Branding, baixe gratuitamente o Infográfico "Ações de Employer Branding: práticas para a construção de uma marca empregadora forte", clicando AQUI. Ouça o PodCast do RHPraVoce, episódio 51, "Os Pontos em comum entre Employee x Customer Experience" com Lidia Gordijo, CEO da Pitzi, clicando AQUI.
A definição de práticas que aproximem as pessoas, para o contato não somente profissional, é fundamental, ainda mais em um momento em que as relações sociais, mesmo que a distância, são tão necessárias e valorizadas. Se parte da empresa ações como estas, vinculadas a ações de cuidado com a qualidade de vida e saúde mental do colaborador, mostra o quanto a empresa se preocupa com o indivíduo em sua singularidade. A adoção do modelo de trabalho no formato home office, mostrou que veio para ficar, porém, nos primeiros seis meses de pandemia, mostrou também, o quanto pode ser desafiador e desgastante, exigindo do indivíduo uma intensa disciplina e autoconhecimento. Surge assim, a forte tendência do modelo de trabalho "híbrido”, modelo no qual há uma forte tendência de sucesso, uma vez que o colaborador pode trabalhar no conforto da sua casa e continuar com as interações sociais, mas, e pessoas que trabalham em diferentes cidades, estados ou países? Como mantê-las conectadas constantemente e a par de tudo o que acontece na empresa? Simples: alinhamento de comunicação e práticas! Simples? Não tão simples! Um desafio constante e que deve ser levado em conta, uma vez que a realidade de cada empresa e de cada pessoa é extremamente diferente. Não há forma mais efetiva e assertiva para se resolver isso que não seja a proximidade das pessoas. A nova realidade tem virado uma possível tendência de mercado, um “efeito dominó”, uma vez que, se o colaborador não está elencado na jornada de trabalho de oito horas diárias e este precisa gerar resultados para a empresa que trabalha, pode estar condicionado a trabalhar mais, fazendo horas extraordinárias que, por sua vez, passarão a ser rotineiras e comuns em sua jornada de trabalho. Ainda, um desafio do trabalho a distância é a gestão de demandas e foco, bem como a alta capacidade do líder em gerenciar pessoas, estejam de perto ou de longe. A intensidade e o ritmo acelerado no trabalho, acumulado com o número excessivo de horas na jornada são fatores decisivos para ferir a saúde do trabalhador, seja ela física ou mental. Neste contexto, cabe a nós, profissionais de RH, que atuam de maneira estratégica e com foco em acelerar os resultados da empresa e entender sobre como, dentro do contexto organizacional, os profissionais podem buscar estabelecer maiores limites entre vida pessoal e profissional e também entender a importância da descompressão desta carga. Existe também a necessidade de levar em consideração o contexto de fragilidade que vivemos, tanto nas empresas quanto na vida das pessoas e entender a necessidade de ter resiliência, empatia e colaboração, além de trabalhar a diversidade em várias esferas como pessoas, equipe, produtos e serviços. Por Silvana Fernandes, Gerente de RH da Pontomais. Ouça o PodCast do RHPraVoce, episódio 51, "Os Pontos em comum entre Employee x Customer Experience" com Lidia Gordijo, CEO da Pitzi, clicando diretamente no app abaixo: https://open.spotify.com/episode/36fHLI97oo3dlfRL7fTaoh?si=4af9e3f398884213
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