3 dicas para garantir o sucesso do seu negócio e começar o novo ano com pé direito

Com a chegada do fim do ano, é essencial que toda empresa reflita sobre a trajetória percorrida ao longo dos últimos meses. Essa análise permite identificar conquistas alcançadas, bem como áreas que necessitam de melhorias e maior atenção. Com um planejamento estratégico, foco na inovação e no cliente, o próximo ano pode marcar o início de uma jornada de crescimento sólido e sustentável para o seu negócio. Uma pesquisa realizada em 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que 80% das micro e pequenas empresas não completaram o primeiro ano de atividade, e 60% fecharam antes de atingir cinco anos. RH TopTalks Para evitar esses desafios, é fundamental realizar uma recapitulação das finanças da sua empresa e adotar o feedback anual como uma prioridade estratégica. Assim, você poderá começar o próximo ano com o pé direito e com mais chances de alcançar um crescimento sustentável nos negócios. Dessa forma, listo 3 dicas para começar seu negócio com o pé direito em 2025:

Capacite sua equipe e promova o intraempreendedorismo

Invista no desenvolvimento profissional da sua equipe para garantir inovação e produtividade. Ofereça treinamentos e incentive o intraempreendedorismo, permitindo que colaboradores proponham ideias e soluções criativas. Um time engajado e preparado é a base para um negócio sustentável e competitivo.

Priorize a sustentabilidade e a responsabilidade social

Consumidores estão cada vez mais atentos ao impacto ambiental e social das empresas. Adote práticas sustentáveis, como a redução de desperdícios e o uso consciente de recursos, e promova iniciativas de responsabilidade social. Além de contribuir para o planeta, isso fortalece a reputação da marca e atrai clientes que compartilham os mesmos valores.

Mantenha o foco no cliente e em tendências do mercado

Entenda as necessidades e expectativas do seu público e ajuste sua oferta para entregar valor de forma consistente. Fique atento às tendências de mercado e esteja disposto a adaptar estratégias e produtos. Um relacionamento próximo com os clientes e uma visão clara do futuro ajudam a posicionar seu negócio para o sucesso no ano que se inicia. Planeje com estratégia, inove com propósito e foque no cliente: o sucesso será consequência. sucesso do seu negócio_foto da autora Por Carol Paiffer, sócia do Cebrac.        
🎧 Dar Feedback: Um Desafio Corporativo
Ouça o episódio 150 do RH Pra Você Cast, intitulado “Dar feedback ainda é um desafio para as empresas?”. Neste episódio, exploramos a importância do feedback no ambiente corporativo e como ele pode contribuir para o crescimento individual e organizacional.
A Palavra “Feedback”
A expressão “feedback” já se incorporou ao nosso vocabulário, mesmo sendo originária do inglês. No entanto, para muitos, ela ainda causa uma certa apreensão. Afinal, dar ou receber feedback pode ser desafiador. Mas lembre-se: o objetivo é evoluir.
Protagonismo
Segundo Bernardo Leite Moreira, Consultor e Especialista em feedback, é fundamental que o feedback seja protagonista nas relações profissionais. Entretanto, ele não deve ser apenas uma formalidade, mas sim uma ferramenta para o desenvolvimento contínuo.
Mudanças nos Processos
Mas o que mudou nos processos de feedback ao longo do tempo? Será que existe um momento certo para oferecê-lo? Sem dúvida, são questões que exploramos no episódio. Portanto, acompanhe e descubra como tornar o feedback uma prática construtiva e eficaz.
Ouça Agora!
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